Nos dias de hoje a internet se tornou um ambiente muito popular para os negócios. Além dos comércios que, com o auxílio de sites podem melhorar as vendas em suas lojas físicas, existem negócios criados especificamente para ela.
Os marketplaces, por exemplo, reúnem empresas de diversos segmentos no mesmo ambiente, trazendo clientes e fornecedores que visam adquirir algum produto.
Esse comércio virtual deu vida ao marketing digital, que se baseia em estratégias e ações realizadas no ambiente virtual, com foco na criação de boa relações com o público-alvo do seu negócio.
Quando falamos de decoração, o segmento é popular e com certeza possui grande representatividade na internet.
Pensando nesse aspecto, preparamos este conteúdo para explicar como um marketplace funciona e, no ramo da decoração, como pode melhorar os negócios. Acompanhe!
Para entender como um marketplace funciona, podemos pensar em um shopping center. Ao longo dos corredores e andares, existem diversas lojas diferentes, de segmentos distintos, sendo que todas estão reunidas no mesmo espaço.
O marketplace é igual! A diferença é que esse espaço unificador dos segmentos ocorre no espaço online. Por isso uma das definições mais diretas para esse meio é de uma espécie de shopping virtual.
Esse modelo de negócio é uma vantagem para os consumidores, pois essa junção de concorrentes auxilia os compradores na busca pelo menor preço e garante que as empresas comercializem seus produtos e serviços à preços competitivos.
Além da concorrência, as empresas que utilizam marketplaces conseguem uma visibilidade maior para o seu próprio negócio, pois as plataformas colocam tanto empresas grandes quanto menores em igualdade, dependendo apenas do preço para que se destaque.
Isso acontece independente do segmento. Pode pensar no setor industrial e a comercialização de objetos específicos, como umímã de ferrite ou qualquer prestador de serviços.
Essa segmentação de mercado vida desde de produtos comuns, como roupas e eletrônicos, até itens únicos como umatela de proteção de sacadaou uma empresa de locação de geradores.
Quando pensamos em decoração, o marketplace é extremamente eficiente. O setor de casa e decoração já é o quinto maior representante do e-commerce no Brasil, segundo o 37° relatório da Webshoppers.
Para as empresas existe a possibilidade de ingressar nesse mercado sem um custo muito elevado. Fora isso, as vantagens dessa canal ficam claras como:
Uma vantagem grande dos marketplaces é que contam com uma grande variedade de público. Com a plataforma é possível vender móveis em todo o Brasil.
Por isso, a possibilidade de vender itens de decoração é maior. Em um espaço virtual, a chance de um consumidor encontrar o que procura sem precisar sair de casa torna esse mercado atrativo.
Para certos itens decorativos, como os mais pesados ou delicados, podem ser um desafio logístico para todos os varejistas. Os marketplaces auxiliam nessa parte, ajudando na entrega dos produtos.
Com os marketplaces, além de não haver a necessidade de uma demonstração (loja física), o negócio se adequa a agenda do consumidor, tanto para a compra quanto no prazo de entrega.
Para investir em marketplace, os lojistas da área de decoração não precisam de um grande valor. Na verdade, para entrar nesse mercado é possível se tornar um parceiro dos canais de divulgação, e cadastrar seus produtos, sem um valor inicial.
A cobrança que será gerada com essa parceria vem da comissão das vendas fechadas dentro do canal. Por isso, os preços devem ser dados de modo que cubram todos os gastos.
Como vimos ao longo deste conteúdo, o setor de decoração pode aproveitar as oportunidades de marketplace e melhorar seu negócio de diversas formas.
Por ser um shopping virtual, todos os seus produtos ficam expostos como em uma vitrine, no entanto, no marketplace não há necessidade de ter uma loja física.
Além de um excelente canal de divulgação e vendas para o seu produto, essas plataformas são extremamente eficientes para empresas ganharem visibilidade.
Assim é possível se consolidar no mercado e crescer, aumentando a vendas, lucros e a notoriedade da sua empresa no mercado.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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