1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Use esses 3 gatilhos mentais para vender mais!


O assunto de hoje são gatilhos mentais. O que são? Do que se alimentam? Como usar gatilhos mentais de sucesso para o meu negócio?

Primeiramente, é importante dizer que os gatilhos são compostos por diversos fatores. Nesse post, vamos esclarecer os aspectos sobre cada um deles e quais são suas características.

Ao final, esperamos que sua empresa possa ser uma autoridade em gatilhos mentais, estruturando seu processo de venda e obtendo lucratividade e aumentando suas vendas!

Quer saber como usar uma boa estratégia de gatilho mental? Continue acompanhando!

O que são gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são fáceis de entender. Basicamente, se trata de informações, atitudes, imagens e qualquer outra forma de expressão que cause uma reação automática em quem ler, sentir ou visualizar.

De outra forma, é uma mensagem posta com a intenção de gerar reações nas pessoas sem as mesmas perceberem!

Todos os seres humanos possuem estímulos e instintos automático. Às vezes, até uma rotina habitual promove certas ações automáticas em quem convive.

Por essa razão, os gatilhos mentais são utilizados por inúmeras empresas com o intuito de provocar reações e estímulos positivos sobre seus produtos ou serviços.

Claro, a intenção dos gatilhos mentais não é obrigar os consumidores a comprarem um produto ou serviço sem precisarem. Mas sim, fazer com que os próprios clientes visualizem o lado positivo do produto e criem desejo próprio de consumi-lo.

A seguir, produzimos uma lista dos 3 gatilhos mentais mais utilizados pelas empresas para captarem clientes. Veja abaixo:

Urgência

O primeiro gatilho mental é o sentido de urgência. Provavelmente você já se deparou com uma queima de estoque de um supermercado, ou com a edição limitada de uma marca de bolsas.

Isso, na maioria das vezes, cria a reação automática de que as pessoas que viram o anúncio precisam comprar antes que acabe.

Afinal, o gatilho atiça exatamente o pensamento de “não conseguir esse mesmo produto daqui a algum tempo” ou “não perder essa oportunidade”. Para muitas pessoas, esse simples gatilho será capaz de fazê-las agirem.

Autoridade no assunto

É comum o fato de convivermos em uma hierarquia. Exemplo disso convivermos e aceitarmos informações de matérias produzidas por especialistas no assunto, ou cumprimos os pedidos de nossos líderes no dia a dia.

Uma situação normal pode ser o principal gatilho para uma empresa faturar. Uma das formas de se tornar autoridade é criando conteúdos especializados, realizando palestras e transmitindo seu modo de viver e trabalhar para as outras pessoas.

Por exemplo: Uma empresa que atua com a fabricação de cinta de carga, ou realiza vendas de etiquetas personalizadas, ou até mesmo presta serviços de blindagem de carros precisa necessariamente ser especialista no assunto, pois seus produtos e serviços são complexos.

Uma pessoa que necessite de um deles, provavelmente, irá comprar com a empresa que se sentir mais segura e saber de sua qualidade!

Pós-venda

Por último, um dos gatilhos mentais mais poderosos de se utilizar é a mágica do pós-venda.

Estamos falando nas estratégias que a empresa irá criar para os clientes que já compraram seus produtos ou serviços.

Um brinde, uma promoção exclusiva ou até mesmo uma mensagem personalizada pode gerar nos clientes a sensação de “preciso ser recíproco”. Essa é uma das formas mais comuns de captar e fidelizar clientes!

Invista em gatilhos mentais!

Existem diversas estratégias para posicionar seus gatilhos mentais. No entanto, independente de qual seja, um gatilho mental pode atrair olhares e reações para sua empresa!

O gatilho mental de urgência proporciona aos potenciais clientes um desejo de não perder a oportunidade de comprar um produto limitado.

Já o gatilho de autoridade traz inúmeros benefícios. Além de gerar valor para as pessoas, aumenta a notoriedade da marca e muda a visão dos clientes.

O pós-venda também é essencial. A partir dele, seus clientes podem voltar diversas vezes e preferir sua empresa apenas pelo bom relacionamento!

O que achou dessas dicas?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

voltar

Comentários

Veja também

Benefícios de ter um site além do Instagram

Benefícios de ter um site além do Instagram

Descubra por que ter um site profissional é essencial para fortalecer sua presença digital e expandir sua marca além do Instagram.

7 Dicas para criação de legendas para blog

7 Dicas para criação de legendas para blog

Aprenda a criar legendas eficazes para blogs que capturam a atenção dos leitores e melhoram o SEO. Confira nossas dicas!

​A Importância dos Resultados Orgânicos nos Motores de Busca

​A Importância dos Resultados Orgânicos nos Motores de Busca

Descubra a importância dos cliques orgânicos no Google e como a otimização de sites pode aumentar seu tráfego qualificado e visibilidade online.

Aligator Precisa de uma estratégia certeira?