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Guia sobre backlinks: o que são, por que são importantes e como usá-los?

Sexta, 06 de março de 2020

Ele é uma das estratégias de SEO, que por sua vez, são métodos aplicados a estrutura de um texto ou um site para torná-lo mais reconhecido e posicionado nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo.

E o melhor de tudo, é que essas estratégias de marketing digital possuem um ótimo custo-benefício e sua empresa pode utilizar de acordo com suas necessidades.

Quer saber como é possível usar backlinks para tornar o seu negócio mais atrativo e se destacar diante da concorrência? Então nesse post nós vamos te mostrar as melhores estratégias de backlinks e explicar todos os detalhes para você! Vamos nessa?

O que é um backlink?

De forma básica, um backlink é um link inserido estrategicamente em um texto, com o intuito de direcionar o leitor até seu site ou seu blog.

Em outras palavras, o backlink são links inseridos em um site, com o objetivo de guiar um usuário a ler um conteúdo do seu blog ou entrar em seu site.

Ou seja, os backlinks podem ser externos, como acabamos de falar, ou podem ser internos, ligando suas próprias páginas com a finalidade de aumentar o tempo de permanência do leitor em sua página, ou até mesmo avançá-lo para a página de compra com mais facilidade.

Para explicarmos melhor, imagine que você tenha uma um website que fornece robô industrial, por exemplo.

Se você quer atrair novos clientes para sua plataforma, é interessante utilizar estratégias externas de backlinks, pois assim, os leitores de outros sites são captados para sua página..

Já se você apenas quer induzir os leitores a visitarem as páginas relevantes do seu site, você pode apostar em backlinks internos. Entendeu?

Normalmente, quanto mais backlinks uma página na internet tiver, mais ela consegue demonstrar sua importância e alcançar novos clientes.

Quais são os tipos mais populares de backlinks

Os backlinks podem se segmentar em vários tipos. Afinal, eles servem para diversas finalidades e tudo irá depender de qual o objetivo do site e da empresa. A seguir, veja quais são os tipos de backlinks:

Texto âncora

O primeiro tipo de backlink é interno. Imagine que você possua um conteúdo muito rico e relevante, explicando todos os detalhes possíveis sobre a célula de carga, por exemplo.

Nesse texto, você pode adicionar links internos ao longo do texto para tentar classificar outras palavras-chave. Você pode incluir links de páginas que possuem um conteúdo relacionado ao produto, por exemplo.

Links internos

Os links internos, como já explicamos, se trata de links que são postos dentro da sua página na internet, ou seja, links que direcionam para o mesmo domínio!

O intuito dos links internos fazem com que o leitor permaneça por mais tempo em sua plataforma, além de também poder fazê-los seguir para a página de compra, ou promover mais facilidade para o mesmo navegar entre as páginas do seu site, por exemplo.

Links de domínios raiz

Quando um site linka uma palavra-chave para um conteúdo do seu site mais de uma vez, isso é chamado de link de domínio raiz, ou de root domains links.

Ou seja, se você possui vários backlinks, mas forem de um site apenas, talvez isso não vai gerar tanto resultado, como ter poucos backlinks, mas vinculado em páginas diversas.

Links de baixa qualidade

Imagine que você quer que um site de lençol de borracha inclua um backlink voltado para sua página.

No entanto, se esse site não tiver muita relevância ou não estiver bem posicionado nos mecanismos de busca, isso se caracteriza como um link de baixa qualidade.

Isso significa que, quanto maior a relevância do site que está linkando para sua plataforma, melhor será para você conseguir ser mais visível, atrair mais clientes e ser posicionado nos sites de busca.

Links Juice

Quando você consegue um backlink de outro site, e isso gera um aumento na sua relevância, assim como o site que te linkou, significa que ambos receberam um Link Juice!

Por sua vez, Links Juices são links que trazem os leitores de uma página para sua plataforma, e que, a partir disso, melhoram sua notoriedade e te posicionar melhor nos sites de busca.

Os Links Juice são os mais queridos e desejados pela maioria das empresa, pelo seu maior potencial de resultados.

Nofollow Links

Os Nofollow normalmente aparecem na URL dos links onde ligação entre os sites não acontecem de forma completa.

É comum encontrarmos um backlink Nofollow, quando um site adiciona seu próprio backlink em um comentário de um conteúdo de outro site, por exemplo.

Dofollow Links

Se o Nofollow são backlinks que não transmitem autoridade para nenhuma das páginas, o Dofollow são backlinks que, mesmo se adicionado de maneira indevida, ainda repassam autoridade para ambos os sites!

Quais as melhores maneiras de se obter backlinks

Os backlinks são um dos fatores que mais agregam valor a um site, independente do seu segmento.

Para conseguir uma boa quantidade de backlinks, uma boa dica é começar a apostar em marketing de conteúdo. Por sua vez, o marketing de conteúdo se baseia na produção de um conteúdo altamente relevante direcionado para um segmento.

Afinal, não é possível conseguir backlinks relevantes, se você não possui conteúdos relevantes em seu site!

Além disso, você não deve forçar uma quantidade exagerada de backlinks, de forma que a estratégia pareça artificial. Os algoritmos do Google conseguem perceber quando há alguma coisa sendo feita para obter resultados de forma indevida.

Agora que você já sabe tudo sobre os backlinks, o que acha de aplicar essas estratégias em seu próprio site? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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