Você possui um site ou um blog, mas não consegue atrair novos clientes, ser mais reconhecido ou ser posicionado nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing? Então você precisa começar a pensar em novas estratégias de usabilidade.
Afinal, a usabilidade é um dos fatores que se tornaram uma questão de sobrevivência para a maioria das plataformas online da internet.
Para você ter uma ideia, a empresa Compuware realizou uma pesquisa, onde mostrou que o tempo de espera das pessoas no carregamento de um site está diminuindo cada vez mais.
No estudo, foi confirmado que 7 a cada 10 usuários aguardam no máximo 5 segundos para que um site abra em seus celulares.
Isso significa que, se seu site apresenta sinais de lentidão, ou não tem as informações claras e simples, ou até mesmo possui muitos detalhes que dificultam a usabilidade pelos usuários, você pode estar perdendo tráfego, reconhecimento e, acima de tudo, novos clientes para seu negócio!
E se você quer saber no que as estratégias de usabilidade podem te ajudar, então nos acompanhe nesse conteúdo: nós vamos te mostrar o que fazer para conseguir ter mais usabilidade em sua plataforma e se destacar diante da concorrência!
De forma básica, a usabilidade é o índice de facilidade que uma pessoa possui ao interagir com determinado objetivo, produto, serviço, processo, entre outros.
Dessa forma, para um site, a usabilidade é a facilidade que o usuário terá desde o primeiro acesso até sair da plataforma.
Imagine, por exemplo, que você esteja procurando por circuito impresso, por exemplo. Ao entrar em um e-commerce popular, você percebe como as imagens e as informações do produto são claras e o carregamento da página leva apenas alguns segundos?
E não é só isso: se você decidir comprar o produto, rapidamente você será levado para a página voltada a seus dados e informações de pagamento. Ou seja, é muito simples e prático realizar as compras pela internet.
E essa é a principal intenção da maioria dos sites. No entanto, quem consegue fazer com que sua página tenha uma usabilidade eficiente, é quem realmente se destaca e alcança mais vendas!
São diversos os benefícios que uma usabilidade eficiente proporcionada para os websites da internet.
Se você tem um site dealuguel de compressor, por exemplo, e cria estratégias diversificadas de usabilidade, você pode permitir que seus leads (potenciais clientes) tenham um maior tempo de permanência em sua plataforma.
Assim, consequentemente, os clientes também poderão avançar nos estágios de compra pela internet com mais facilidade.
Outro benefício notável é que, com um site mais fácil de ser acessado, sua página tem mais chances de estar melhor posicionada nos sites de busca.
Claro que ter uma boa usabilidade não é o único fator para isso, mas todas as estratégias que promovem maior facilidade nas informações ou no acesso e, consequentemente, que trazem mais clientes, vão tornar sua página mais reconhecida e posicionada!
Agora que já entendemos sobre o que se trata a usabilidade, vamos ver abaixo qual as estratégias mais utilizada para aperfeiçoar a usabilidade da sua plataforma:
Se o seu site possui muitos detalhes e uma quantidade exagerada de informações, talvez seja por isso que ele está demorando para carregar, ou seus clientes não estão conseguindo navegar com tranquilidade.
Afinal de contas, imagine que sua intenção é comprar umdomus para telhadoem sua casa, e ao entrar em seu site, você se depara com muitas informações de outros produtos que não possui necessidade de compra.
Se você não for tão paciente, talvez você irá preferir realizar a compra do produto em outra página na internet.
Especialmente com o aumento da competitividade, você pode encontrar um domus para telhado em diversos sites diferentes, todos com um valor aproximado de compra.
Por essa razão, a navegação mais simples e objetiva é o que irá diferenciar sua plataforma dos seus concorrentes!
Basicamente, um site responsivo é uma página que pode ser facilmente acessada por qualquer dispositivo, seja ele um grande ou pequeno, como um smartphone, tablet, computador, entre outros.
Você provavelmente já deve ter acessado uma mesma página de um computador e, depois, de um celular. Na maioria das vezes, as diferenças são enormes, não é mesmo?
O site pode apresentar de mais facilidade ou mais dificuldade no acesso, dependendo de onde ele é acessado. Por essa razão, a responsividade possui como objetivo promover o equilíbrio e a facilidade no acesso do site e das informações.
Outro ponto extremamente importante para melhorar sua usabilidade é investindo em conteúdos totalmente segmentados para seu público.
Por exemplo, se o seu público for pessoas mais jovens, escreva conteúdos relacionados ao estilo de vida e com palavras mais simples e atuais.
Já se você trabalha com empresas, é importante demonstrar profissionalismo e seriedade até mesmo nos conteúdos.
No entanto, a simplicidade e clareza nas informações devem ser a mesma, ou seja, os usuários devem entender de forma imediata sobre o que se trata os conteúdos.
Dessa forma, você consegue se relacionar melhor com o público e ainda poder ter credibilidade e se demonstrar como uma autoridade no assunto!
Atenção aos títulos
Ainda falando em conteúdos segmentados, se tem uma coisa que influencia totalmente nos usuários a decidirem ler seus materiais, são os títulos.
O título e subtítulos trazem a mensagem geral do que se trata o determinado assunto. Por essa razão, verifique sempre se eles estão trazendo o conceito do que realmente está escrito.
Além disso, cada vez mais os títulos chamativos estão sendo utilizados. Faça perguntas e seja direto e objetivo em seus títulos, para assim, prender a atenção dos leitores e fazer com que eles fiquem mais tempo lendo seus conteúdos.
Agora que você já sabe sobre a importância da usabilidade para seu site, o que acha de aplicar essas dicas e se destacar?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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