1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Marketing Cultural: o que é e como aplicar

Quarta, 27 de maio de 2020

O marketing cultural tem ganhado muita força no ambiente empresarial. Afinal, qualquer estratégia de marketing desenvolvida atualmente, seja ela de conteúdo ou relacionada a publicidade, tem como objetivo transmitir alguma mensagem ou informação.

No entanto, para disseminar uma campanha ou conteúdo, é preciso ter um bom relacionamento com os seus potenciais clientes. Nesse sentido, o marketing cultural visa promover essa relação continua.

Além disso, quanto maior a expansão dessa estratégia, maiores são as chances de proporcionar credibilidade a marca e conquistar um melhor posicionamento de mercado. E claro, manter a viabilidade de lucro.

Para que você conheça um pouco mais sobre esse conceito e como você pode aplicá-lo no seu negócio, continue a leitura deste post!

O que é marketing cultural?

O marketing cultural pode ser caracterizado pelo conjunto de ações que utilizam a cultura para promover produtos, serviços e marca de uma empresa. Para a elaboração dessas estratégias, é preciso analisar o comportamento, hábitos e costumes do público-alvo.

Diferente das ações de marketing tradicionais, o marketing cultural não visa apenas a obtenção de lucro, uma vez que auxilia a empresa a conquistar diferencial competitivo e ficar mais próxima do público-alvo.

O marketing cultural é uma ferramenta relativamente nova, com o surgimento datado na década de 90, embora tenha sido utilizado nos últimos anos para fortalecer a imagem de uma organização, independente do segmento, como as indústrias de uniforme nr10.

Como aplicar o marketing cultural?

O marketing cultural é constituído com base em alguns pilares. Dessa forma, para fazer com que a sua ação atinja o resultado esperado, é preciso levar os princípios em consideração. Veja:

1. Ofereça uma vantagem

Com um mercado cada vez mais competitivo, oferecer uma vantagem é algo determinante para o público. E claro, isso está totalmente conectado a conquista de um diferencial mercadológico.

Dessa forma, a sua marca fica mais próxima de atingir a admiração do público-alvo, parceiros e, consequentemente, da concorrência.

2. Foque na cultura local

A cultura local tem o poder de transmitir uma sensação de pertencimento. Aliás, isso pode ser refletido em aconchego, beleza e confiança. Por isso, o seu público sente que está dentro de algum grupo em específico ou a sua terra natal.

Pensando nisso, se você repassar essa imagem cultural, o seu público sentirá uma confiança maior pela sua marca, mesmo que o produto ofertado seja específico, como um isolador de pino polimérico 15kv.

3. Integre a responsabilidade social

O objetivo de toda empresa é desenvolver produtos e serviços que atendam as necessidades ou desejos dos consumidores, certo? No entanto, é preciso pensar além.

Em resumo, para aplicar o marketing cultural de forma efetiva, o seu negócio também deve demonstrar preocupação com as questões sociais e ambientais. Essa é uma ótima maneira de tornar a responsabilidade social uma realidade na esfera empresarial.

Exemplos de empresas que aplicam o marketing cultural

Por fim, separamos aqui dois exemplos de empresas que já aplicam o marketing cultural. Acompanhe:

●Coca-Cola: a Coca-Cola é famosa por ser o refrigerante mais consumido do mundo. Com isso, ela também faz investimentos constantes em eventos culturais;

●Banco Itaú: O Banco Itaú tem investido tanto em cultura que ganhou uma área exclusiva chamada Itaú Cultural. Nesse sentido, a instituição investe em ações relacionadas a valorização cultural do país, até mesmo a produção de caixa de contenção de água.

Como você pode perceber, o marketing cultural tem, como principal objetivo, o relacionamento com o público, a promoção da marca e uma imagem positiva no mercado.

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

voltar