1. Aligator
  2. Blog
  3. Vendas
  4. Prospecção de clientes na internet: 5 ferramentas para otimizar o processo


Se você trabalha no departamento comercial de uma empresa, então deve estar acostumado a usar ferramentas de prospecção de clientes. Afinal, é necessário encontrar sempre novos consumidores para o seu negócio e isso é feito pela prospecção, especialmente no mercado B2B.

No entanto, prospectar clientes não é uma tarefa fácil. Exige bastante conhecimento e, principalmente, ferramentas de prospecção de clientes para poder otimizar o processo.

Veja abaixo algumas sugestões para poder conhecer algumas ferramentas que ajudarão nisso!

5 ferramentas de prospecção de clientes online

1. CNPJ.biz

O site CNPJ.biz é uma das principais ferramentas de prospecção de clientes online que você precisa ter, especialmente se sua empresa trabalha no mercado B2B. Isso porque a plataforma conta com uma base de dados completa com todas as empresas em operação no Brasil.

Uma das grandes vantagens do CNPJ.biz é o fato de ter uma base de dados atualizada, vinda diretamente de fontes oficiais. Por isso, o serviço permite que o usuário não perca tempo contactando empresas que não existem mais.

Isso é importante especialmente em um momento de pandemia, em que mais de 700 mil empresas fecharam as portas por causa da crise nesse momento.

Além disso, o CNPJ.biz tem uma função de segmentação incrível. É possível dividir os resultados entre vários pontos de dados, como por exemplo:

●localização;

●tamanho;

●faturamento;

●CNAE;

●regime tributário;

●se é matriz ou filial;

●natureza jurídica.

Além disso tudo, ainda há a possibilidade de obter todos os dados de contato da empresa, incluindo telefone, WhatsApp e e-mail.

2. LinkedIn Sales Navigator

O Linkedin não é uma rede social com tanta gente como o Facebook ou o Instagram (são 200 milhões de usuários no mundo todo e 11 milhões no Brasil), mas é uma rede muito importante para a prospecção de clientes. Afinal, ela reúne profissionais de todos os tipos, o que é um público qualificado para a sua estratégia.

A rede tem uma ferramenta oficial chamada Sales Navigator, feita para quem quer encontrar leads e fechar negócios pela plataforma. Para usá-la, é muito fácil. O primeiro ponto é conseguir uma demonstração gratuita e, se gostar, usar o serviço cuja anuidade é de aproximadamente R$240,00.

Depois disso, basta procurar pelos filtros que o Sales Navigator oferece e encontrar o tipo de profissional mais importante para você.

Por exemplo, suponha que você trabalhe com uma empresa de software para escritórios de contabilidade. Ao usar o Sales Navigator, consegue encontrar o tomador de decisões de escritórios do tipo (diretor, gerente de compras, diretor de tecnologia, etc.) e entrar em contato diretamente com ele.

3. Ramper

Se você não quiser usar a ferramenta oficial do LinkedIn, pode usar o Ramper. É um recurso relativamente parecido e que oferece muitas vantagens para quem quer fazer uma prospecção de clientes na Internet.

A ferramenta funciona ao capturar automaticamente os contatos profissionais dos usuários do LinkedIn, permitindo então que os usuários possam segmentar as buscas e encontrar as pessoas mais interessantes possíveis. Na prática, é igual o que mencionamos antes: em vez de entrar em contato com a empresa, você fará a prospecção diretamente com os funcionários dela.

A vantagem do Ramper é que ele possui recursos extras para uma estratégia de Outbound Marketing, como a criação de e-mails personalizados, automação de e-mail marketing e follow-up, além de histórico de acompanhamento de cada contato.

Por isso, é uma ferramenta interessante para buscar potenciais consumidores da sua empresa. Além disso, também é um recurso interessante para quem é headhunter.

4. WhatsApp

O e-mail é o principal caminho para conversas profissionais, pelo menos de entrada. No entanto, eventualmente a negociação esquenta e é preciso aprofundar a relação com o lead.

Nessas horas, vale a pena ter o WhatsApp para abrir o canal de conversa com os potenciais consumidores da sua empresa. Isso porque o WhatsApp conta com uma série de vantagens interessantes para os usuários.

Em primeiro lugar, o aplicativo é usado em 99% dos smartphones ativos do Brasil, o que faz dele uma opção versátil para conversar com qualquer lead. Além disso, ele tem vários recursos muito úteis para as negociações, como mandar áudio, imagens, vídeos, videochamada e muito mais.

5. Excel

Se você tiver uma estratégia completa de prospecção de leads, então você provavelmente precisará de um software para controlar todos os contatos que fizer e garantir que não errará em nada durante a negociação.

É normal que os profissionais comerciais usem CRMs específicos para controlar todos os seus contatos. Isso é válido e muito útil, caso a sua empresa tenha a verba para contratar um software do tipo.

Se ela não tiver ou você não quiser trabalhar com nada tão complexo, a melhor solução é usar uma planilha do Excel mesmo. Com ela, você pode criar todo o tipo de ficha de cadastro, guardar históricos e fazer muito mais.

E aí, gostou de conhecer essas 5 ferramentas de prospecção de clientes? Conte pra gente qual delas você já usa no dia a dia!

voltar

Comentários

Veja também

Guia Completo de SEO: Aumente a Visibilidade do Seu Site com as Estratégias da Agência Aligator

Guia Completo de SEO: Aumente a Visibilidade do Seu Site com as Estratégias da Agência Aligator

Descubra como os serviços de SEO da Agência Aligator podem aumentar a visibilidade do seu site e atrair mais tráfego orgânico. Consulte nossos especialistas hoje!

Benefícios de ter um site além do Instagram

Benefícios de ter um site além do Instagram

Descubra por que ter um site profissional é essencial para fortalecer sua presença digital e expandir sua marca além do Instagram.

7 Dicas para criação de legendas para blog

7 Dicas para criação de legendas para blog

Aprenda a criar legendas eficazes para blogs que capturam a atenção dos leitores e melhoram o SEO. Confira nossas dicas!

Aligator Quer aumentar suas Vendas?