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Prospecção de clientes na internet: 5 ferramentas para otimizar o processo

Terça, 15 de setembro de 2020

Se você trabalha no departamento comercial de uma empresa, então deve estar acostumado a usar ferramentas de prospecção de clientes. Afinal, é necessário encontrar sempre novos consumidores para o seu negócio e isso é feito pela prospecção, especialmente no mercado B2B.

No entanto, prospectar clientes não é uma tarefa fácil. Exige bastante conhecimento e, principalmente, ferramentas de prospecção de clientes para poder otimizar o processo.

Veja abaixo algumas sugestões para poder conhecer algumas ferramentas que ajudarão nisso!

5 ferramentas de prospecção de clientes online

1. CNPJ.biz

O site CNPJ.biz é uma das principais ferramentas de prospecção de clientes online que você precisa ter, especialmente se sua empresa trabalha no mercado B2B. Isso porque a plataforma conta com uma base de dados completa com todas as empresas em operação no Brasil.

Uma das grandes vantagens do CNPJ.biz é o fato de ter uma base de dados atualizada, vinda diretamente de fontes oficiais. Por isso, o serviço permite que o usuário não perca tempo contactando empresas que não existem mais.

Isso é importante especialmente em um momento de pandemia, em que mais de 700 mil empresas fecharam as portas por causa da crise nesse momento.

Além disso, o CNPJ.biz tem uma função de segmentação incrível. É possível dividir os resultados entre vários pontos de dados, como por exemplo:

●localização;

●tamanho;

●faturamento;

●CNAE;

●regime tributário;

●se é matriz ou filial;

●natureza jurídica.

Além disso tudo, ainda há a possibilidade de obter todos os dados de contato da empresa, incluindo telefone, WhatsApp e e-mail.

2. LinkedIn Sales Navigator

O Linkedin não é uma rede social com tanta gente como o Facebook ou o Instagram (são 200 milhões de usuários no mundo todo e 11 milhões no Brasil), mas é uma rede muito importante para a prospecção de clientes. Afinal, ela reúne profissionais de todos os tipos, o que é um público qualificado para a sua estratégia.

A rede tem uma ferramenta oficial chamada Sales Navigator, feita para quem quer encontrar leads e fechar negócios pela plataforma. Para usá-la, é muito fácil. O primeiro ponto é conseguir uma demonstração gratuita e, se gostar, usar o serviço cuja anuidade é de aproximadamente R$240,00.

Depois disso, basta procurar pelos filtros que o Sales Navigator oferece e encontrar o tipo de profissional mais importante para você.

Por exemplo, suponha que você trabalhe com uma empresa de software para escritórios de contabilidade. Ao usar o Sales Navigator, consegue encontrar o tomador de decisões de escritórios do tipo (diretor, gerente de compras, diretor de tecnologia, etc.) e entrar em contato diretamente com ele.

3. Ramper

Se você não quiser usar a ferramenta oficial do LinkedIn, pode usar o Ramper. É um recurso relativamente parecido e que oferece muitas vantagens para quem quer fazer uma prospecção de clientes na Internet.

A ferramenta funciona ao capturar automaticamente os contatos profissionais dos usuários do LinkedIn, permitindo então que os usuários possam segmentar as buscas e encontrar as pessoas mais interessantes possíveis. Na prática, é igual o que mencionamos antes: em vez de entrar em contato com a empresa, você fará a prospecção diretamente com os funcionários dela.

A vantagem do Ramper é que ele possui recursos extras para uma estratégia de Outbound Marketing, como a criação de e-mails personalizados, automação de e-mail marketing e follow-up, além de histórico de acompanhamento de cada contato.

Por isso, é uma ferramenta interessante para buscar potenciais consumidores da sua empresa. Além disso, também é um recurso interessante para quem é headhunter.

4. WhatsApp

O e-mail é o principal caminho para conversas profissionais, pelo menos de entrada. No entanto, eventualmente a negociação esquenta e é preciso aprofundar a relação com o lead.

Nessas horas, vale a pena ter o WhatsApp para abrir o canal de conversa com os potenciais consumidores da sua empresa. Isso porque o WhatsApp conta com uma série de vantagens interessantes para os usuários.

Em primeiro lugar, o aplicativo é usado em 99% dos smartphones ativos do Brasil, o que faz dele uma opção versátil para conversar com qualquer lead. Além disso, ele tem vários recursos muito úteis para as negociações, como mandar áudio, imagens, vídeos, videochamada e muito mais.

5. Excel

Se você tiver uma estratégia completa de prospecção de leads, então você provavelmente precisará de um software para controlar todos os contatos que fizer e garantir que não errará em nada durante a negociação.

É normal que os profissionais comerciais usem CRMs específicos para controlar todos os seus contatos. Isso é válido e muito útil, caso a sua empresa tenha a verba para contratar um software do tipo.

Se ela não tiver ou você não quiser trabalhar com nada tão complexo, a melhor solução é usar uma planilha do Excel mesmo. Com ela, você pode criar todo o tipo de ficha de cadastro, guardar históricos e fazer muito mais.

E aí, gostou de conhecer essas 5 ferramentas de prospecção de clientes? Conte pra gente qual delas você já usa no dia a dia!

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