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  4. 4 formas de fazer marketing em pequenos negócios


Muito se tem falado sobre a importância do marketing nos dias atuais. Afinal, trata-se de uma ferramenta capaz de promover empresas e marcas na internet e no espaço físico, além de engajar o seu público na missão, visão e objetivos do negócio.

E isso não poderia ser diferente com pequenos negócios, certo? Inclusive, para quem ainda está começando no mercado do empreendedorismo, o marketing se mostra uma ótima alternativa de fazer com que a sua marca seja vista por clientes, fornecedores e parceiros.

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que o marketing é fundamental para pequenos, médios e grandes negócios, principalmente aqueles que desejam conquistar diferenciais competitivos e ficar um passo à frente da concorrência.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para que você, microempreendedor, possa utilizar o marketing com assertividade no seu negócio. Continue lendo e confira!

1. Crie uma marca e lembre-se dela

O primeiro passo para fazer marketing em um pequeno negócio é definir o nome da sua empresa na internet. No entanto, os cuidados não devem se limitar apenas a criação do logo, ou mesmo após a aplicação do letreiro no seu estabelecimento.

Nesse sentido, é fundamental trabalhar de forma contínua na criação a manutenção da sua marca, a fim de acompanhar as tendências e atualizações do mercado. Além disso, é preciso:

● Cuide do seu material de divulgação;

● Avalie o cartão de visitas disponível na internet;

● Cuide do seu site;

● Invista em uma nova embalagem para presente, como lona de caminhão;

● Entre outras alternativas.

2. Conheça o seu cliente

A melhor maneira de promover a sua marca é conhecer as principais necessidades e hábitos dos seus clientes. Isso vale para nome, idade, região demográfica, com o que ele trabalha, como toma uma decisão de compra… Enfim, são infinitos aspectos.

O ideal é compreender como o seu potencial cliente se informar, se está disposto a pagar por um determinado produto ou serviço.

Com isso, é possível encontrar o melhor canal e direção para atingir o seu público com assertividade. Isso em qualquer nicho, como deck de madeira.

3. Busque pontos em comum com o público

Mais uma forma muito interessante de aplicar o marketing em pequenos negócios: buscar afinidades com o público, ou seja, pontos que ambos têm em comum.

Para isso, conquiste clientes que tenham o mesmo modelo de pensamento e, assim, construa um vínculo emocional com ele. Dessa forma, ele pode virar fã da sua marca, disseminá-la positivamente no mercado e recomendá-la para desconhecidos.

4. Tenha bons relacionamentos

Por último, e não menos importante, ter poucos clientes, ou apenas um único cliente grande, é uma armadilha muito comum em pequenos negócios. Por isso, é fundamental prospectar com frequência.

A boa notícia é que o marketing pode contribuir - e muito! - com a construção de bons relacionamentos. Isso vale para qualquer fatia do mercado, como empresas de manutenção de chiller.

Portanto, marque presença nas redes sociais, frequente eventos, faça reuniões, telefone, ofereça benefícios personalizados para a necessidade de cada um, disponibilize informações relevantes e esbanje simpatia!

Gostou do nosso post sobre como fazer marketing em pequenos negócios? Então, compartilhe com os amigos empreendedores e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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