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Produção de Conteúdo para Iniciantes: O que você precisa saber

O acesso a internet e aos mecanismos de busca trouxeram o que parece ser uma fonte infinita de respostas para tantas perguntas que as pessoas têm para variados assuntos.

Por essa razão, a informação tornou-se um fator valioso e um diferencial para quem deseja se destacar no mercado. Isto porque entende-se que ninguém poderá falar melhor sobre os produtos e serviços do que quem o produz e vende.

Apesar de parecer uma tarefa simples, muitos profissionais podem se sentir perdidos ao iniciar uma estratégia de conteúdo, pois é uma tarefa que demanda conhecimentos e organização para planejar.

Assim, este conteúdo foi feito para ajudar iniciantes em estratégia de produção de conteúdo! Continue a leitura.

Por onde começar

É essencial começar a estratégia definindo alguns pontos, pois assim é possível orientar a forma como a produção vai acontecer. Confira alguns deles nos tópicos a seguir.

Objetivos

Os objetivos são os resultados que você espera ter a partir da produção de conteúdo. Eles podem ser variados, como na conversão das vendas, aumento do valor da marca ou até mesmo quantidade de visitas para o site.

É possível ter mais de um objetivo com a produção de conteúdo, no entanto, evite produzir conteúdos impensados, pois a ideia aqui é aproveitar todos os materiais para trazer resultados.

Profissionais da área da saúde, por exemplo, podem criar conteúdos para demonstrar mais qualidade.

Imagine dois dentistas especializados em Ortodontia, sendo que um possui um blog que frequentemente posta sobre procedimentos modernos, como aparelho ortodôntico transparente, e o outro dentista que raramente aparece nas redes sociais.

Já sabemos, a partir deste exemplo, quem atingiu o objetivo de demonstrar valor e conhecimento na área.

Persona

A sua persona, ou melhor, seu cliente ideal, deverá ser definido com prioridade, pois orientar os conteúdos para um leitor é garantir o sucesso da sua estratégia.

Isso porque, com isso, os conteúdos são feito “sob medida” e serão fáceis para seu público interpretar e, assim, criar um relação de confiança com o que é publicado.

Para definir a persona considere itens além de localização e faixa etária.

Pense nessa persona como uma pessoa próxima, que possui hábitos, desejos, anseios, características, entre outras determinações marcantes e que impactam seu estilo de vida e de consumo de informações.

Para acessar essas informações, é possível realizar pesquisas por formulários ou avaliar o histórico de atendimento.

Por exemplo, se uma clínica odontológica, especialista em implante dentário, deseja receber mais pacientes para esse tratamento, poderá avaliar questões como idade, diagnóstico, tratamento realizados, toda a história do paciente enquanto esteve em tratamento com a clínica para criar conteúdos que o interesse.

Formatos e Canais

A partir da definição de objetivos e persona, será possível escolher por quais formatos e canais os conteúdos podem ser disponibilizados.

Para posicionar-se como referência, tanto para os usuários quanto para os mecanismos de busca, os conteúdos em formato de texto segue como prioridade, pois estes se adaptam a diversos canais e ainda trazem a vantagem de facilitar o ranqueamento do site.

O uso de imagens e vídeos seguem como importantes meios para captar a atenção e facilitar a compreensão, enquanto conteúdos em áudio alcançam o público que preza pela comodidade e fácil acesso a informação.

Os canais bem aproveitados para a internet são redes sociais e blogs.

As redes sociais são excelentes ferramentas para engajar o público, encontrar a sua demanda e para ganhar visibilidade. Por isso, é indispensável encontrar as redes sociais que sua persona está presente!

Através das redes muitos profissionais como cirurgiões-dentista estão aproveitando para captar a atenção de mais visitantes por meio de conteúdos por áudio e vídeo.

Imagine como um vídeo com edição divertida falando sobre mitos e verdades de clareamento dental. É um tipo de conteúdo que atrai muitas visitas.

E, claro, não dispense um blog estruturado e categorizado de acordo com os assuntos. Lembre-se que no blog a audiência é completa, ou seja, recursos como imagens e vídeos só ajudam a abrilhantar o conteúdo.

Planejamento de Publicação e Divulgação

Para estruturar uma estratégia de produção de conteúdo é imprescindível criar um calendário que evidencie sua presença, ou seja, não basta aparecer a cada 2, 3 meses, é importante criar uma frequência.

Imagine que quando o público não pode esperar por sua presença, ele simplesmente irá direcionar atenção para outros meios de informação.

Para aumentar o engajamento, realize a divulgação em canais como lista de transmissão, e-mail marketing ou em chamadas nas redes sociais, com links que direcionam para os conteúdos do blogs.

Sobre o que produzir

Depois de definir alguns pontos importantes, a produção de conteúdo pode acontecer! Existem duas formas de pensar em seus conteúdos, conforme o objetivo da estratégia.

Funil de Vendas

O funil de vendas é um processo pelo qual sua persona passa até tornar-se cliente. Seu objetivo é, basicamente, contemplar os estágios de compra, atendendo e influenciando todos os passos.

  • Topo de Funil: A primeira etapa é o momento que o conteúdo deve despertar no usuário a necessidade de solucionar um problema, que o leitor ainda pode estar entendendo que tem. Os conteúdos no topo não mencionam serviços, apenas dão uma ideia de qual consumo resolveria o problema;
  • Meio de Funil: Nessa etapa o usuário reconheceu o problema e está entendendo qual é a melhor forma de resolvê-lo, por isso, é o momento certo para influenciá-lo com a opinião, fazendo o papel de um “consultor” que está atento em tirar dúvidas;
  • Fundo de funil: Por fim, o fundo de funil é o momento que os produtos e serviços podem e devem ser mencionados, é o momento de dizer porque é o melhor. Por isso, esses conteúdos podem informar até dados de eficácia e trazer cases de sucesso.

Estude as palavras-chave do negócio

As palavras-chave podem ser associadas a termos técnicos e específicos ou que recebem muitas demandas de busca.

Mas, na verdade, o conceito de palavra-chave vem para entender que por trás dela existe uma intenção que deve ser entendida e considerada.

Por essa razão, se suas palavras-chave contam com termos técnicos muito específicos, talvez o usuário não tenha no conteúdo a resposta que ele tanto busca.

De acordo com o exemplo anterior, em que dentistas especializados produzem conteúdo, se a persona dessa estratégia não possui conhecimento em aparelhos ortodônticos estéticos, cabe ao criador de conteúdo concluir que essa persona conhece e busca pelo conteúdo que fale sobre aparelho transparente e não sobre aparelho ortodôntico transparente.

Ferramentas como Google Suggests, pesquisas relacionadas, pessoas também perguntam, Google Trends, entre outras, podem ajudar a entender melhor o que os usuários buscam e desejam saber ao pesquisar por determinados conteúdos.

Tal estratégia facilita a aproximação e engajamento desse usuário, que contará cada vez mais com esses conteúdos.

Se mesmo com essa pesquisa ainda for difícil identificar as palavras-chave e termos mais buscados pela persona, não hesite em conversar com o departamento de vendas e atendimento.

Geralmente, esses departamentos estão o tempo todo próximos aos clientes e conhecem suas intenções.

Esse conteúdo trouxe maiores noções dos porquês e da importância da estruturação de uma estratégia de conteúdo.

Não deixe de estudar e entender melhor sobre estratégias de marketing digital e sobre como otimizar todas as ações de conteúdo através de SEO.

Conteúdo produzido por Rebecca Marques, assessora do Blog Clínica Ideal

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