O marketing digital médico é uma das principais ferramentas utilizadas atualmente para engajar e conquistar pacientes para as clínicas. Para conseguir um resultado expressivo, no entanto, é fundamental saber quais estratégias são eficientes.
No ambiente digital o planejamento, o acompanhamento e o aprimoramento das estratégias de marketing são os pilares de um marketing digital médico de sucesso. Por isso, os médicos que pretendem usufruir do poder de alcance e influência da internet precisam saber quais ações podem trazer o resultado desejado. Saiba mais a seguir.
Uma das principais características do marketing digital é sua versatilidade, ou seja, ela pode ser adotada em clínicas de cirurgia plástica, dermatologia, ginecologia, entre outras áreas. Contudo, é crucial que o médico se atente às regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Sendo assim, antes elaborar uma estratégia de marketing digital o médico deve se familiarizar com as regras da resolução nº 1974/11, que traz diretrizes para a publicidade de clínicas e consultórios na internet. Tendo isso em mente, as principais estratégias que podem ser adotadas no marketing digital médico são:
Toda estratégia de marketing na internet deve abordar a otimização do site. Isso significa que o site do consultório deve ser fácil de navegar, tem um design clean e funcional e ser responsivo para os mais diferentes dispositivos (como celulares e computadores, por exemplo).
Vale a pena destacar que a otimização do site não se resume apenas a sua criação. É fundamental mantê-lo organizado e atualizado para que os mecanismos de buscam consigam entender do que se trata a página. Nesses casos, a estratégia utilizada é a otimização On-Page.
A produção de conteúdo é uma das estratégias mais importantes do marketing digital médico. É por meio das informações compartilhadas no site que o médico constrói uma audiência, ganha sua confiança e guia os pacientes para agendarem uma consulta.
Para isso, o médico precisa ter uma área do site voltado para dúvidas e assuntos em geral ligados à sua área de atuação. Por exemplo: uma clínica de ginecologia pode ter uma página chamada “Notícias” na qual compartilha conteúdos sobre saúde da mulher, importância dos exames ginecológicos, entre outros assuntos pertinentes.
O branding nada mais é do que o fortalecimento da imagem do médico e de seu consultório nas regiões de interesse. Dessa forma, as pessoas conhecem ainda mais o profissional da saúde, criando proximidade e confiança para marcar uma consulta caso precise de atendimento na área de expertise do médico.
As ações de branding na internet são realizadas majoritariamente nas redes sociais, como Instagram e Facebook. O médico pode publicar dicas de saúde, detalhes do seu consultório, os preparativos para uma cirurgia, entre outras informações interessantes da área e da rotina do médico.
É importante que as ações de marketing digital médico sejam realizadas de maneira conjunta e planejada, analisando os resultados de cada estratégia para que as próximas sejam mais personalizadas e assertivas. Considerando que esse processo requer bastante dedicação, o médico pode contratar uma agência de marketing digital especializada para desenvolver as estratégias e extrair os melhores resultados possíveis no marketing digital.
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