1. Aligator
  2. Blog
  3. SEO
  4. Gerando Tráfego Web: quais as 4 práticas para aumentar o tráfego do seu site?

Segunda, 14 de março de 2022

Tráfego Web nada mais é do que ter visitas; pessoas entrando e saindo do seu site constantemente. É com ele que os blogs podem ser considerados grandes, profissionais e lucrativos. Afinal, se você tem muitos visitantes é porque as pessoas gostam do que encontram quando visitam suas páginas.

Praticamente, o tráfego web se divide em dois: Tráfego Orgânico e Tráfego Pago. Orgânico é aquilo que vem “naturalmente”, sem você depositar esforços contínuos. Já o tráfego pago é aquele que precisa de investimento constante e ativo (anúncios e outros tipos de publicidade).

Mas como gerar tráfego web no fim das contas? É possível profissionalizar meu blog somente aumentando o tráfego dele? Quais as melhores estratégias?

Tudo isso abordaremos a partir de agora.

Prática #1 - Invista em SEO (tráfego orgânico)

SEO (Search Engine Optimization) são estratégias aplicadas a cada página do seu site para que as ferramentas de pesquisa (como o buscador Google) possam entender sobre o assunto do seu site.

Além de entender o conteúdo dele, as ferramentas de busca também medem a eficiência da sua página e a qualidade do seu conteúdo: o quão relevante ele é para o leitor.

Difícil de acreditar, mas é verdade. O Google consegue medir isso e muito bem.

A partir da análise do conteúdo e do funcionamento da sua página, o Google classifica seu site em um ranking de acordo com uma palavra-chave. Quanto mais relevante o seu conteúdo for para tal palavra-chave, melhor para você: quanto maior o ranking de uma página, melhor a posição dela nas páginas de pesquisa do Google.

Busque por “delivery de frutas” no Google e verá um artigo na primeiro posição do Google, falando sobre os lucros de uma empresa que investiu nisso durante a pandemia. Já o segundo e terceiro resultados serão de lojas que entregam frutas na sua casa.

Estas são as páginas mais bem ranqueadas para “delivery de frutas” e muito provavelmente são as mais acessadas sobre o assunto. Obtenha um bom ranking, e você também será uma referência sobre o nicho do seu negócio.

Em quais estratégias de SEO devo investir?

Deixaremos uma lista breve das principais estratégias de SEO;

Otimizar as páginas do seu site com boas palavras-chave;

Fazer busca por boas palavras-chave utilizando o Google Keyword Planner;

Criar páginas para o seu site como: Sobre Nós, Termos de Uso, Políticas de Privacidade, Serviços, Produtos, Fale Conosco/Contato;

Criar um Blog para publicar conteúdo sobre o seu nicho, existem vários exemplos de blog online;

Realizar SEO nos posts do seu Blog;

Se seu negócio tiver sede física, investir no Google My Business.

Invista em um domínio personalizado, com o nome do seu site e nada mais. Tente conseguir também um domínio .com ou .com.br.

Prática #2 – Crie Redes Sociais Para Seu Negócio

Facebook e Instagram são as mais básicas e práticas para criar uma página comercial. Portanto, essas são obrigatórias. Crie perfis e publique o conteúdo que você criar lá; realize sorteios e desafios, enquetes, publique eventos e convide as pessoas para participarem. Assim, gerará engajamento e um público fiel, que constantemente irá acessar seus posts.

YouTube também é crucial para o sucesso de um negócio. Apesar de ser mais trabalhoso, conseguir engajar pessoas através de vídeos fideliza o público ainda mais e, além de tudo, ainda faz com que sua audiência procure e consuma seu conteúdo muito mais vezes. Encontre uma maneira de investir no YTB, mesmo que isso signifique contratar alguém.

Outras redes sociais interessantes são: Medium, Twitter e o TikTok.

Prática #3 – Invista em anúncios pagos

O modelo mais óbvio de anúncios pagos que temos são os anúncios no YouTube, que muitas vezes nos impedem de ver vídeos continuamente.

Apesar de serem incômodos muitas vezes, 5 segundinhos na verdade não são quase nada do nosso tempo. Além disso, para muitas pessoas os anúncios acabam sendo relevantes e convertendo em vendas. Por isso o sucesso tão grande dos anúncios pagos.

Além dos anúncios em vídeo, nas laterais da nossa tela constantemente aparecem anúncios de produtos que pesquisamos no Google e adicionamos em carrinhos virtuais. Eles também são anúncios pagos.

Portanto, para maior visibilidade do seu produto, você deve investir em campanhas de anúncios, tanto no Facebook, quanto no Google.

Prática #4 – Invista em Email Marketing

Email marketing nada mais é do que enviar e-mails para seus clientes com chamadas-para-ação. Você pode tentar executar vendas, publicar eventos, explicar sobre o seu negócio, divulgar newsletter e muito mais através de e-mails.

Esta tática foi considerada ultrapassada por um tempo devido aos spams, mas como as políticas de proteção ao usuário aumentaram e os e-mails voltaram a ser usados em massa, o email marketing voltou a compor as principais estratégias de marketing digital. Aprenda sobre e-mail marketing e comece a desenvolver suas campanhas.

É possível profissionalizar meu blog só gerando Tráfego Web?

Estratégias de tráfego web como as mencionadas acima servem para atrair o público até você. No entanto, você deve saber muito bem que, quanto mais expectativa criamos, mais exigimos de um produto/serviço. Assim, se este produto/serviço não for tudo o que prometeu, a nossa frustração é grande.

Isso significa que quanto mais você investe em marketing digital e gera tráfego web, melhor deve ser o conteúdo do seu site. De outra maneira, não há como o público querer se tornar seu cliente.

Estratégias que podem ajudar a profissionalizar seu blog são:

● Investir em marketing de afiliados e realizar reviews de bons produtos, com links afiliados, nos posts do seu blog.

● Criar um canal de YouTube forte para publicar um curso, também desenvolvido por você, para ensinar sobre como o seu negócio funciona e como obter dinheiro fazendo o que você faz. Então, inclua links para seus cursos e vídeos em seus blog posts.

● Vender as laterais do seu blog para anunciantes, de maneira que o tráfego web que você gera seja interessante para quem quer vender um certo produto. Anuncie produtos de outras pessoas e ganhe comissão.

Com estas estratégias, não há como você não aumentar o tráfego web e converter o seu público em clientes ativos!

voltar