1. Aligator
  2. Blog
  3. Comportamento
  4. Pandemia e os impactos no setor da indústria

Quinta, 06 de maio de 2021

Sabemos que a chegada da Covid-19 impactou diversos setores do mercado que se viram obrigados a se adequar ao novo modelo de mercado em uma realidade pandêmica.

Entre eles, o setor industrial foi bastante afetado, causando diversos impactos neste ramo de mercado.

Seja uma empresa distribuidora de elevadores residenciais, ou uma fabricante de peças automotivas, o impacto causado pela pandemia foi evidente, obrigando as empresas a tomarem providências para garantir que seus processos de produção continuassem de forma eficiente.

Neste texto, iremos falar sobre os principais impactos no setor industrial e o que é possível ser feito para superar os desafios deste momento tão complicado. Fique conosco.

Os impactos da pandemia no setor industrial

Os impactos da pandemia para o setor industrial foram muitos. Diversas empresas tiveram que se adaptar ao momento catastrófico causado pelo Coronavírus, para tentar diminuir estes impactos e garantir a produção de suprimentos primordiais para a população neste momento crítico.

Seja uma empresa de estruturas metálicas, ou uma fabricante têxtil, com a pandemia, essas e tantas outras empresas de diferentes segmentos tomaram providências específicas para tentar passar por este período sem precisar fechar as suas portas.

Logo, entre os impactos que a pandemia trouxe, além de prejuízos, foi a adaptação ao mercado, entre eles podemos citar:

  • Automação: a automação industrial já estava implantado no mercado há muito tempo, porém, com a chegada da pandemia, foram os dispositivos automatizados que puderam proporcionar um suporte eficiente para que as empresas não precisassem fechar as suas portas.

Por meio da automação, mesmo em meio a uma pandemia, foi possível que as empresas continuassem com sua produção eficiente e o controle de mecanismos, garantindo processos produtivos com alta qualidade;

  • Trabalho remoto: o trabalho remoto que já era realizado por algumas empresas anteriormente, se tornou ainda mais necessário. Por meio da internet e a utilização de softwares, vem sendo possível controlar maquinários remotamente, além de obter informações relevantes sobre os processos de produção;
  • Gerenciamento de desempenho digital: uma empresa fabricante de estrutura metálica para telhado, por exemplo, pode ter seu desempenho gerenciado de forma eficiente por meio de sistemas de gestão que apresentam informações precisas sobre os níveis de desempenho da empresa.

É possível notar que a adaptação das empresas industriais foi possível graças às evoluções tecnológicas que permitem que os processos continuem eficientes, mesmo sendo controlados a distância.

Superando os desafios pós pandemia

Na atual conjuntura, não sabemos ainda quando será possível dizer que estamos em uma era pós pandêmica. A pandemia continua e só será possível retomar a normalidade do mercado quando houver a imunização em massa.

Para que as empresas possam retomar aos poucos a normalidade, é importante entender que a tecnologia é uma grande aliada e que o mercado mudou e se adaptou para se desenvolver com a tecnologia.

Por isso, adaptar seus processos cada vez mais para que possam acontecer por meio de dispositivos tecnológicos é essencial. A implementação de softwares de gerenciamento, de Inteligência Artificial, entre outras tecnologias, são fundamentais.

A tecnologia já é amplamente utilizada em grande parte da indústria, mas é importante que essas tecnologias sejam adaptadas e aprimoradas para o mercado pós pandêmico.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

voltar