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  4. Marketing Social X Marketing Comercial: Entenda suas diferenças


Dentro do mundo do marketing, é possível encontrar vários ramos que vão complementar os meios de comunicação de uma empresa com o seu público, dentre eles, é possível que haja algumas confusões entre marketing social e marketing comercial, e isso se dá pela proximidade dos dois, mas aqui você irá entender melhor as divergências entre eles.

Deste modo, saber melhor qual a área de marketing que irá favorecer o seu negócio pode ser um importante passo para o crescimento dele, visto que o direcionamento que você irá usar vai proporcionar benefícios e vantagens. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo!

O que é o marketing social?

Esse termo teve sua origem na década de 70, quando Kotler e Zaltman viram que os objetivos do marketing - utilizado para vender produtos e serviços aos consumidores - poderiam ser usados, também, para expandir ideias, comportamentos e ações. Ou seja, ele não seria apenas para o consumismo, atenderia também a implementação de ideias dentro das camadas sociais por meio de campanhas.

Ou seja, o marketing social é uma forma de estimular a mudança de comportamento da sociedade, como para explicar a necessidade de um projeto de incêndio conscientizando do seu uso e sua importância.

Em contrapartida, o que é o marketing comercial?

Diferente do marketing social, o comercial vai ter um objetivo mais próximo com a sua origem, ou seja, ele está deliberadamente pensando na obtenção de lucros por meio da venda de produtos, o que vai viabilizar campanhas de marketing voltadas para o interesse do grupo alvo de um negócio.

Sendo assim, em questões práticas, significa dizer que uma empresa de filtro prensa vai fazer campanhas voltadas para um público específico pensando em satisfazer e se adequar ao cliente para que ele possa vir a consumir os produtos daquele negócio.

Quais os benefícios de cada área para o seu empreendimento?

Para se ter uma ideia plena de qual das áreas seguir com a sua empresa, é importante ter uma compreensão dos benefícios que cada um vai gerar para o seu negócio, visto que ambos têm suas especificidades, elas são:

Marketing comercial

  • Geração de dados relevantes para o seu negócio;
  • Aumento na lucratividade da sua empresa;
  • Presença de mercado em relação à concorrência;
  • Aderência ao público de interesse;
  • Chances elevadas de fidelização;
  • Reconhecimento de mercado;
  • Segurabilidade e respeito pelos clientes;
  • Meios diversos de persuasão e outros.

Marketing social

  • Credibilidade da marca no mercado;
  • Rentabilidade elevada;
  • Branding;
  • Relevância social;
  • Reconhecimento publicitário pela exposição ativa nas mídias;
  • Aumento no fluxo de vendas;
  • Associação positiva à projetos e ações sociais;
  • Segurança de mercado com o usuário e outros.

Qual funciona melhor para a sua empresa?

Essa pergunta deve ser respondida de acordo com a segmentação do seu negócio, se for um empreendimento voltado para o alpinismo industrial, por exemplo, o recomendado é que o marketing comercial tenha mais influência que o social. No entanto, se for uma empresa que aposta em questões sustentáveis, é interessante que o marketing social seja a sua principal ferramenta de divulgação.

Portanto, fazer uso dessas estratégias é uma ótima maneira de conseguir a visibilidade que a sua empresa requer para se estruturar no mercado e isso garante que ela possa ter um bom aproveitamento dessas ferramentas.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

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