1. Aligator
  2. Blog
  3. Sites
  4. Wix ou Wordpress: qual plataforma escolher?

Quinta, 29 de dezembro de 2022

Wix ou Wordpress: qual plataforma escolher?

Confira os benefícios de usar Wix ou Wordpress para o seu site!

Tenho certeza de que você conhece o nome da plataforma Wix e Wordpress como a palma de sua mão, certo? Isso acontece pois, atualmente, ambas são referências na criação de sites. Não é uma escolha particularmente fácil, mas sua decisão influenciará decisivamente no futuro do seu negócio como um todo!
Entendemos que você precisa de uma ferramenta que, ao mesmo tempo, seja capaz de: otimizar o tempo, entregar conteúdo mais facilmente, oferecer menor faixa de investimento, simplificar processos de desenvolvimento, entre outros fatores! Avaliamos cada um desses atributos para entregar este conteúdo mastigado para nossos leitores.
Portanto, acompanhe este artigo e descubra todos os nossos conselhos, dicas e sugestões a respeito das duas plataformas famosas construtoras de site. Ao final desse conteúdo, você estará apto a decidir entre Wix ou Wordpress: aquele que será o melhor para seu negócio! Vamos lá?

Qual é a diferença entre Wix e Wordpress?

Essa competitividade entre as duas plataformas não é recente. Isto é, já existe há um longo tempo. Nessa trajetória, pesquisas de opinião entre desenvolvedores web e empresários foram realizadas para identificar qual de fato parece ser a ferramenta mais prática e a mais efetiva.
Para auxiliar sua compreensão acerca das principais diferenças entre Wix e Wordpress, pedimos a você que imagine um cupcake e um bolo de frutas. O cupcake é delicioso, não há quem não ame, é macio, bonito, coberto por chantilly e possui uma cereja em seu topo. Por sua vez, o bolo de frutas é maior, redondo, dividido em camadas e envolto por uma cobertura doce; em seu topo podemos avistar pedaços de morango milimetricamente cortados para a decoração.
“Por que estão falando de bolo se o assunto é Wix e Wordpress?” É simples! Este exemplo figurativo demonstra as principais diferenças entre Wix e Wordpress quando levado ao público, ou seja, é uma metáfora aplicável. O Wix seria como o cupcake: uma sobremesa rápida e gostosa, sem margem para erros, tem um bom custo benefício porém não é muito “sólida”. Isto é, qualquer um pode aprender a fazer um cupcake gostoso e ser bem sucedido nisso.
Por outro lado, o Wordpress é como um bolo mais requintado, cujo a receita leva mais tempo para ser desenvolvida de maneira impecável, a cobertura requer precisão para ficar na textura certa, mas o resultado é visivelmente mais satisfatório.
Com este exercício mental em mente, leia a lista de principais diferenças que listamos a seguir:

  1. WIX: qualquer pessoa sem muitas habilidades técnicas pode construir um bom site, já que as suas funções de substituir imagens, textos e arrastar elementos são bastante práticas. No entanto, há algumas limitações para edições mais avançadas.
  2. WORDPRESS: um conhecimento maior é necessário para localizar as funções e organizar a estrutura do site, no entanto, alguns plugins podem facilitar absurdamente a construção de sites, tornando quase tão simples quanto o Wix.
  3. WIX: apresenta mais dificuldade ao posicionar sites na primeira página do Google devido a uma limitação no seu controle de arquivos, tais quais são essenciais para que você otimize seu site com técnicas de SEO.
  4. WORDPRESS: o navegador tem controle sobre o código e os arquivos do servidor, o que torna o processo de otimização para posicionamento no Google muito mais simples.
Conseguiu compreender até aqui? Vamos prosseguir!

Wix ou Wordpress: melhor performance para site

O Wix funciona como uma plataforma 2 em 1: o que isso quer dizer? Quer dizer que é, ao mesmo tempo, um serviço de criação de sites e hospedagem. Embora isso demonstre grande praticidade, pode comprometer um pouco a velocidade da performance; testes foram realizados com o fim de coletar precisamente a média de carregamento do Wix e Wordpress. Confira!

Performance do Wix VS performance do Wordpress

  1. WIX: velocidade média no carregamento de páginas: 5,2 s (lento)
  2. WIX: velocidade média no tempo de atividade: 99,95% (ágil)
  3. WORDPRESS: velocidade média no carregamento de páginas: 1,7 s (ágil)
  4. WORDPRESS: velocidade média no tempo de atividade: 99,97% (ágil)
Obs: a performance depende diretamente do provedor de hospedagem no caso do Wordpress, pesquise bem e faça uma escolha consciente!

Manutenção de plataforma Wix ou Wordpress?

Para aqueles que têm conhecimento mais básico no mundo do desenvolvimento web, a plataforma Wix é recomendada especialmente pelo seu processo de manutenção. Uma vez que o Wix controla a maior parte dos arquivos e dados que circulam ali, garantindo a vantagem de que você não precisa se preocupar tanto com a segurança do seu site.
No caso do Wordpress, você precisa averiguar outros detalhes, já que a manutenção do site é de responsabilidade do usuário, o que pode se tornar um pouco inviável para os leigos. Com isso em mente, podemos perceber que as principais diferenças entre Cupcake e Bolo de frutas devem ser analisadas com atenção antes de uma tomada de decisão.

Conclusão: Wix ou Wordpress, qual usar?

Como foi dito no início do conteúdo, garantimos que ao fim do artigo você saberia decidir qual é a melhor alternativa para você nesse momento: Wix ou Wordpress, qual usar?
Tudo gira em torno do que você está buscando nesse momento, ou seja, faça as perguntas a seguir para si mesmo e anote cada uma das suas respostas:

  1. Qual é o principal objetivo do meu site?
  2. Estou buscando uma solução mais rápida ou mais construída?
  3. Tenho tempo e dedicação para me dedicar no Wordpress?
  4. Estou visando a maior entrega do meu conteúdo no Google?
  5. Desejo praticidade ou melhores resultados?
Depois de anotar suas respostas, você saberá qual é a melhor opção para você nesse momento! Este conteúdo ajudou você? Explore nosso blog para ler mais artigos estratégicos.

voltar