1. Aligator
  2. Blog
  3. SEO
  4. Por que o protocolo HTTPS é importante?

Terça, 25 de setembro de 2018

Privacidade. Esse é um tema de extrema importância tanto para o Google quanto para aqueles que tem o hábito de comprar na web. É o protocolo HTTPS o grande responsável por manter protegidas as informações dos compradores devido ao fato dele criptografar os dados que circulam entre os servidores e os navegadores da internet.

Dependendo do caso, além de recomendar, o Google até exige que os URLS tenham o protocolo de segurança ao invés do tradicional HTTP. Esse tal cuidado é importante, pois só com o HTTPS é capaz de manter segura todas as informações, sejam elas pessoais ou financeiras.

Vantagens do uso do protocolo HTTPS

A garantia e a segurança do seu cliente devem vir em primeiro lugar e essa é uma das preocupações do Google. Para eles, isso é tão importante que a partir do próximo mês, todas as páginas que não tiverem o HTTPS serão classificadas como inseguras.

Ao optar pelo padrão HTTPS, sua página ficará mais rápida o que fará com que o seu usuário fique mais satisfeito. Alguns novos protocolos da WEB que visam melhorar a experiência do usuário já colocam como obrigatório o HTTPS como é o caso do HTTP/2.

Sem falar no recurso de acompanhamento paralelo, grande responsável por dar maior velocidade ao Google, que exige que os URLs de avaliação de cliques possuam o HTTPS.

É importante ficar atento, pois a partir do dia 30 de outubro de 2018, a única forma de avaliar os cliques será por meio do acompanhamento paralelo e com isso, será obrigatório que os URLs façam uso do HTTPS.

Na web, o HTTPS já é considerado o protocolo padrão, porque ele carrega consigo mais segurança e melhor desempenho.

Como avaliar se minha página pode utilizar o HTTPS?

Isso é muito simples! Abra o navegador Chrome e observe qual dos itens abaixo se encaixa a sua situação.

- Se a esquerda do URL aparecer um ícone de cadeado, indica que seu site pode contar com o protocolo HTTPS.

- Caso o cadeado não apareça, a dica é tentar inserir o endereço do site juntamente com o HTTPS. Se a página não abrir, isso mostra que seu site não tem compatibilidade com o protocolo de segurança.

Para deixar seu site compatível com o protocolo de segurança, a dica é utilizar o HTTPS nos URLs finais que são destinados aos dispositivos móveis e ao Google AdWords. Existem três ferramentas que te ajudam no processo de edição tanto dos anúncios quanto das palavras-chave que são:

- O Adwords Editor, a Adowrds API ou, ainda, o recurso de uploads em massa que é do próprio Google AdWords, mas atenção, pois esse último deve ser usado em contas que tenham um tamanho menor.

- Em caso de sites que não tenham compatibilidade com o HTTPS, o indicado é fazer contato imediatamente com que administra sua plataforma de gerenciamento de conteúdo ou com o webmaster.

Gostou de saber mais sobre esse protocolo que veio para trazer mais segurança para os seus clientes? Não perca tempo e divulgue que sua página é segura. Para saber como fazer isso, entre em contato com a gente!


voltar