Criar uma landing page é fundamental para as estratégias de marketing, e isso pode ser feito manualmente por meio de profissionais de design, código e conteúdo. Mesmo assim, recomenda-se o uso de um software para criar essa página.
Esse recurso facilita todo o processo e a página pode ir ao ar instantaneamente. É importante observar tudo isso porque nem sempre a página de captura traz os resultados que o negócio deseja.
O ideal é que ela gere conversões que vão potencializar os resultados de uma estratégia Inbound Marketing. Quando isso não acontece, é bem provável que a marca não esteja acertando na hora de criá-la.
A página de aterrissagem serve para converter o usuário, mas para que esse processo seja bem-sucedido, primeiro o visitante precisa ser convertido em lead, algo que deve ser considerado na hora de criar a página.
O fato é que é indispensável que esse recurso seja bem trabalhado, visto que só assim será possível alcançar os objetivos do negócio, mas muitos gestores e empreendedores têm dúvidas sobre o assunto.
Para resolver essa questão, o artigo vai explicar o que considerar antes de criar a landing page, como desenvolver uma página que se destaque, como otimizá-la e quais são as melhores práticas de landing page.
Para criar uma landing page, o ideal é que o negócio conte com uma ferramenta que vai auxiliar nesse processo, mas existem algumas considerações em relação ao recurso que precisam ser feitas, tais como:
Uma gráfica especializada em impressão folder 2 dobras precisa de uma ferramenta de fácil edição porque ela permite mudar os textos e as cores de fundo, inserir imagens e editar o botão de chamada para ação.
Existem diferentes formatos de landing page, por isso, é fundamental que a ferramenta também ofereça uma boa variedade de templates.
Com relação ao formulário inteligente, permite solicitar apenas as informações realmente importantes para o negócio. Isso evita que visitantes abandonem a página porque não querem preencher novamente o mesmo formulário.
A conversão social traz a possibilidade de baixar materiais ricos e fazer login por meio das redes sociais. É uma opção prática porque dispensa o preenchimento do formulário, uma vez que todas as informações nas redes sociais são aproveitadas.
Por fim, é interessante que a ferramenta possa ser integrada a outros recursos usados pelo negócio e que o código possa ser inserido em outras funcionalidades, caso a empresa queira implementar funções avançadas.
Existem algumas estratégias fundamentais na hora de criar uma landing page que se destaque, e entre elas estão:
Para criar uma landing page que se destaque, um fabricante de faca de corte circularprecisa definir sua meta de conversão. É necessário saber qual ação será mais eficiente para a página, portanto, o negócio deve saber qual é seu objetivo máximo.
Independentemente de qual seja, isso só é possível se o negócio tiver pleno conhecimento sobre as características de sua audiência. Ele deve analisar o público e o comportamento das pessoas em relação ao nicho de mercado.
O segundo passo para criar uma boa página de conversões é se conscientizar sobre o desempenho da ação segmentada.
O ideal é usar frases curtas, específicas e poderosas para que a mensagem seja clara e concisa. Caso seja necessário, a companhia pode adicionar um slogan simples para suportar as dimensões de tamanho da chamada principal.
A landing page precisa de um botão CTA (Call To Action) que esteja claro, visível e compreensível. Tudo isso é necessário porque sua função é guiar os visitantes ao próximo passo da estratégia.
Uma empresa de isolamento acústico para telhado de zinco pode usar um botão ou formulário de cadastro que consiga se destacar entre os outros elementos da página e ser fácil de clicar.
O texto deve incentivar a ação do usuário, ser curto e com uma fonte suficientemente visível e entendível.
Para fazer conversões não se pode distrair o leitor com outros elementos, assim sendo, a marca deve evitar o uso de links no meio do conteúdo informativo.
Quanto aos menus, fazem com que o potencial cliente entre em áreas do site e outras páginas que não estão relacionadas com a proposta de captura da página, por isso, pode fazer com que o negócio perca a chance de converter.
Para otimizar a landing page do site, é fundamental esclarecer o valor da oferta e todos os benefícios que ela oferece aos usuários, independentemente de ser um ebook ou assinar uma newsletter.
Um fabricante de coluna romana de gesso pode usar imagens que ilustram o material e contar com depoimentos de clientes satisfeitos com a oferta.
Outra coisa muito importante é o design, visto que ele pode influenciar diretamente na experiência de navegação do usuário. É por isso que a página de captura precisa ter um visual atraente, bem como um design leve e fácil.
As informações devem ser colocadas na página de maneira que o visitante saiba onde pode clicar e o que deve fazer. Para melhorar ainda mais todo esse processo, o design do site deve ser responsivo, assim, pode ser acessado pelo celular.
Tudo isso faz com que a experiência de navegação seja excelente, independentemente do tipo de dispositivo usado pelo usuário.
Um dos elementos mais importantes usados na landing page de um fabricante de proveta graduada 1000ml é o formulário de contato, mas ele não pode ser muito grande.
É nele que o cliente vai oferecer as informações para a empresa e se eu tiver que preencher muitos campos, provavelmente vai desistir.
Formulários muito longos também podem provocar erros que atrapalham a conversão na landing page, assim sendo, o ideal é solicitar ao cliente apenas aquilo que ele está disposto a compartilhar, como nome, e-mail e telefone.
Existem algumas práticas fundamentais para potencializar ainda mais as chances de conversão na landing page, e uma delas é inserir todas as informações relevantes, sem que para isso seja necessário rolar a página.
Esse recurso costuma ter um layout longo e comprido porque todas as informações estão presentes em uma única página, e isso acontece porque se a organização deixar alguma informação importante de fora, a conversão pode ser prejudicada.
No entanto, uma empresa de Instalação de motor de portão basculante deve colocar detalhamentos mais abaixo e analisar a hierarquia das informações para colocar o que é mais importante no topo da página.
O gestor também precisa ter em mente que não é possível criar uma boa landing pague sem trabalhar a headline. Existem várias maneiras de desenvolver headlines, uma vez que a criação envolve ser criativo e objetivo.
Só que isso é muito complexo, entretanto, uma boa dica para manter a objetividade é falar qual é determinar qual é a oferta, quem é o público-alvo para o qual ela se destina e qual é o benefício que o usuário vai adquirir.
Em relação à criatividade, vale a pena despertar a curiosidade do usuário e mostrar que o produto, como os móveis ideais para um closet planejado com penteadeira foram feitos para o indivíduo.
No subtítulo da página, é interessante esclarecer alguns pontos que ajudam a gerar mais conversões, ao mesmo tempo, a chamada para ação precisa ser chamativa e engajadora.
A marca deve dar uma ordem para o público de modo que as pessoas cliquem no botão e façam o esforço criativo valer a pena.
O botão de CTA costuma ter cores fortes e chamativas, mas mesmo usando esses elementos é essencial transmitir o senso de urgência e mostrar claramente qual é o benefício obtido ao clicar na chamada.
Por fim, uma loja de peças para motor de empilhadeira pode inserir um vídeo explicativo para mostrar rapidamente o que o produto ou serviço faz e como ajuda as pessoas a alcançarem seus objetivos.
Mas é muito importante que esse processo seja algo simples, direto e criativo, podendo ser gravado com atores ou até mesmo usando uma animação.
Desenvolver uma boa landing page é essencial para as estratégias de Inbound Marketing e para que o negócio consiga alcançar seus objetivos.
Além das ações essenciais para criar essa página, existem outras práticas que conseguem potencializar os resultados obtidos e a marca terá muito mais capacidade de converter visitantes em potenciais clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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