1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. Marketing de Conteúdo para alcançar o público certo

Marketing de Conteúdo para alcançar o público certo

Domingo, 10 de fevereiro de 2019

Hoje o grande desafio das empresas não é mais estar na internet, mas atrair a atenção do público. Não basta ter um site, páginas nas redes sociais ou ter propagandas em revistas virtuais. É necessário mais para buscar a atenção do público que se quer alcançar.

Esse é o papel do Marketing de Conteúdo, atrair possíveis clientes, manter o acesso aos sites e redes sociais com conteúdo atrativo e inovador.

O que é o Marketing de Conteúdo

As pessoas estão cada vez mais seletivas e críticas, e buscam aquilo que é atraente ou interessante. O conteúdo não deve ser focado somente em vender, isso não atrai as pessoas. Elas querem informação, querem algo que lhes pareça interessante e agradável de ler ou lhe traga respostas para seus problemas.

O Marketing de Conteúdo é o que busca a produção desses conteúdos interessantes e agradáveis que farão o público retornar ao site ou rede social. Tudo gira em torno da experiência do público. Se o seu site gerou uma experiência boa, se resolveu problemas, se divertiu, ele será novamente visitado e indicado a outras pessoas.

“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita. ” – Andrew Davis, fundador do Monumental Shift Tweet

Com o marketing de conteúdo você atrairá seu público de forma sutil. Atraindo o público, o conteúdo precisa ter o poder de transformá-los em leads. Isso acontecerá se o conteúdo for relevante de tal forma que crie um relacionamento, encantando o público e ele torne seu seguidor. A venda será uma consequência desse relacionamento.

Marketing de conteúdo e SEO

O marketing de conteúdo é um forte aliado para melhor a otimização de seu site – SEO. Porém, necessário que ele tenha características para isso. Item importante do conteúdo é a palavra-chave. Mas engana-se quem ainda pensa que trabalhar a palavra-chave trata-se de colocá-la no texto inúmeras vezes. A Ferramenta que analisa a palavra-chave no google vê os sinônimos, as palavras relacionadas. Então, ao invés de mencionar dez vezes a mesma palavra no seu texto e deixa-lo maçante, utiliza palavras sinônimas e que tenha relação com sua palavra chave.

Por exemplo, se for falar sobre Iphone, impossível não mencionar “Apple” e “Bill Gates”. As 3 são palavras-chave do seu assunto. O mecanismo de buscas, procura não só a própria palavra, como também, palavras relacionadas. Então, se você utiliza a mesma palavra, na verdade está restringindo os resultados das buscas.

O conteúdo deve ser relevante e sólido. Isto significa que ele deve realmente ter um conteúdo e não um amontoado de palavras que não tenham uma coerência. Quando o seu conteúdo tem um valor relevante, outros sites podem utilizá-lo como informação.

Escolhendo o conteúdo

O conteúdo deve ser interessante para o público que se quer atingir, então, conhecer o público é essencial. Com o tempo, analise quais os conteúdos foram mais acessados, ou tiveram maior retorno. A partir da análise, foque no que gerou maior interesse. Pensar em problemas enfrentados por esse público, é uma boa forma de pensar nas soluções e fazer disso conteúdos relevantes.

Entendendo o que levou o público até o seu site ou rede, auxilia a ter maior precisão no próximo conteúdo.

Planejar é a palavra certa para o marketing de conteúdo. Escolher qual o público você quer atingir, definir qual o melhor tipo de conteúdo para esse público e que tipo de linguagem ideal. Não adianta ter o conteúdo ideal se o público não entende o tipo de linguagem ou não se interessa por ela. Importante definir a rotina de inserção de conteúdo. Após ganhar o público é necessário manter o relacionamento com o mesmo.

Ao produzir o seu conteúdo, cuide para que seja um texto de fácil leitura, claro e escrito de forma correta. O tamanho do texto é importante para que o leitor vá até o final, sem acha-lo maçante ou de difícil entendimento. Utilize frases curtas de fácil compreensão. Estabeleça um diálogo com seu público de uma forma que ele queira voltar ao seu site.

Você gostou deste texto? Podemos ajudá-lo (a) em algo? Deixe um comentário ou entre em contato conosco.

voltar

Comentários