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  4. Marketing de Conteúdo para alcançar o público certo

Domingo, 10 de fevereiro de 2019

Hoje o grande desafio das empresas não é mais estar na internet, mas atrair a atenção do público. Não basta ter um site, páginas nas redes sociais ou ter propagandas em revistas virtuais. É necessário mais para buscar a atenção do público que se quer alcançar.

Esse é o papel do Marketing de Conteúdo, atrair possíveis clientes, manter o acesso aos sites e redes sociais com conteúdo atrativo e inovador.

O que é o Marketing de Conteúdo

As pessoas estão cada vez mais seletivas e críticas, e buscam aquilo que é atraente ou interessante. O conteúdo não deve ser focado somente em vender, isso não atrai as pessoas. Elas querem informação, querem algo que lhes pareça interessante e agradável de ler ou lhe traga respostas para seus problemas.

O Marketing de Conteúdo é o que busca a produção desses conteúdos interessantes e agradáveis que farão o público retornar ao site ou rede social. Tudo gira em torno da experiência do público. Se o seu site gerou uma experiência boa, se resolveu problemas, se divertiu, ele será novamente visitado e indicado a outras pessoas.

“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita. ” – Andrew Davis, fundador do Monumental Shift Tweet

Com o marketing de conteúdo você atrairá seu público de forma sutil. Atraindo o público, o conteúdo precisa ter o poder de transformá-los em leads. Isso acontecerá se o conteúdo for relevante de tal forma que crie um relacionamento, encantando o público e ele torne seu seguidor. A venda será uma consequência desse relacionamento.

Marketing de conteúdo e SEO

O marketing de conteúdo é um forte aliado para melhor a otimização de seu site – SEO. Porém, necessário que ele tenha características para isso. Item importante do conteúdo é a palavra-chave. Mas engana-se quem ainda pensa que trabalhar a palavra-chave trata-se de colocá-la no texto inúmeras vezes. A Ferramenta que analisa a palavra-chave no google vê os sinônimos, as palavras relacionadas. Então, ao invés de mencionar dez vezes a mesma palavra no seu texto e deixa-lo maçante, utiliza palavras sinônimas e que tenha relação com sua palavra chave.

Por exemplo, se for falar sobre Iphone, impossível não mencionar “Apple” e “Bill Gates”. As 3 são palavras-chave do seu assunto. O mecanismo de buscas, procura não só a própria palavra, como também, palavras relacionadas. Então, se você utiliza a mesma palavra, na verdade está restringindo os resultados das buscas.

O conteúdo deve ser relevante e sólido. Isto significa que ele deve realmente ter um conteúdo e não um amontoado de palavras que não tenham uma coerência. Quando o seu conteúdo tem um valor relevante, outros sites podem utilizá-lo como informação.

Escolhendo o conteúdo

O conteúdo deve ser interessante para o público que se quer atingir, então, conhecer o público é essencial. Com o tempo, analise quais os conteúdos foram mais acessados, ou tiveram maior retorno. A partir da análise, foque no que gerou maior interesse. Pensar em problemas enfrentados por esse público, é uma boa forma de pensar nas soluções e fazer disso conteúdos relevantes.

Entendendo o que levou o público até o seu site ou rede, auxilia a ter maior precisão no próximo conteúdo.

Planejar é a palavra certa para o marketing de conteúdo. Escolher qual o público você quer atingir, definir qual o melhor tipo de conteúdo para esse público e que tipo de linguagem ideal. Não adianta ter o conteúdo ideal se o público não entende o tipo de linguagem ou não se interessa por ela. Importante definir a rotina de inserção de conteúdo. Após ganhar o público é necessário manter o relacionamento com o mesmo.

Ao produzir o seu conteúdo, cuide para que seja um texto de fácil leitura, claro e escrito de forma correta. O tamanho do texto é importante para que o leitor vá até o final, sem acha-lo maçante ou de difícil entendimento. Utilize frases curtas de fácil compreensão. Estabeleça um diálogo com seu público de uma forma que ele queira voltar ao seu site.

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