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  4. Conheço alguns erros que devem ser evitados na sua estratégia de email marketing


O email marketing é a estratégia adotada em campanhas de marketing digital, com a finalidade de criar relacionamentos com os clientes. Com isso, as vendas crescem e a retenção de clientes também.

Segunda pesquisa da Rockcontent, 96,1% das empresas que utilizam o email marketing apostam na sua eficácia, segundo a Email Marketing Trends 2018.

Embora seja extremamente eficiente, é importante se atentar a alguns detalhes para alcançar os melhores resultados possíveis. A seguir, acompanhe alguns desses pontos para elaborar uma estratégia mais precisa:

Entenda a diferença entre email marketing e spam

Navegando na internet em algum momento você pode ter visto algum lugar falando sobre “spam”, não é? É importante saber disso para que fique clara a diferença entre spam e e-mail marketing.

Em essência, spam é o termo utilizado para definir emails recebidos sem a solicitação dos receptores. Essa distribuição é feita massivamente e costuma ter um conteúdo extremamente comercial.

Por outro lado, o email marketing não possui essa natureza tão “invasiva”. Não se trata de uma série de emails comerciais não solicitados, mas sim, informações para pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

Sabendo disso, podemos dizer que o email é um dos grandes canais de divulgação existentes na internet, já que sua função principal é ser um canal de comunicação direta com o cliente.

Descubra o que não fazer no email marketing

Uma das grandes dúvidas das empresas na internet é descobrir uma forma de como vender mais pela internet. Para isso, sempre foi um requisito encontrar uma maneira de comunicação com o público-alvo que fosse assertiva.

Por essa objetividade, o email marketing se destaca em alguns pontos, e são eles: a possibilidade de alcançar muitas pessoas, precisão da comunicação, flexibilidade do formato e o retorno financeiro.

No entanto, alguns erros podem trazer resultados não muito satisfatórios. Isso porque o email marketing é uma estratégia de marketing digital, e como toda tática de divulgação, precisa ser estudado e aplicado de maneira eficiente.

Não existe fórmula mágica para se alcançar bons resultados, no entanto, algumas precauções podem ser tomadas, e são elas:

Enviar mensagens objetivas

Para evitar mensagens sem objetivo, um bom planejamento é indispensável. Ao abrir um e-mail, o mais importante é que tenha algum sentido, clareza e qualidade das informações.

Por isso, o email deve conter informações que logo no início sejam coerentes e despertem a atenção do leitor, que futuramente se tornará um cliente. Em geral, a função do email marketing é nutrir o potencial cliente com informações para uma futura venda.

Personalização do remetente

Uma das coisas que podem prejudicar a sua estratégia de email marketing é a falta de personalização. As pessoas não gostam de conversar com robôs ou receber mensagens com uma aparência genérica.

Por isso, a mensagem deve ser o mais pessoal possível. Isso significa incluir o nome do usuário cadastrado em parte da mensagem, assim como a criação de uma persona para falar em nome da empresa, com um nome e personalidade voltada para o seu público-alvo.

As mensagens devem ser mais informativas e menos demonstrativas

Antes que se pergunte o que isso significa, eu explico. De um modo geral, as pessoas gostam de falar, no entanto, ouvir sem parar não é tão atrativo.

Isso significa que seu email não deve ser uma demonstração monótona do seu produto ou serviço. Deve apresentar soluções e incluir o potencial cliente, eliminando suas dúvidas e ajudando o leitor a tomar as decisões.

Atenção na frequência de disparos dos emails

A resposta para a pergunta “quantos disparos devem ser feitos e qual a frequência?” não é única. Isso porque, tudo depende do tipo de produto, público e conteúdo divulgado.

Para chegar a uma conclusão disso é importante conhecer os seus potenciais clientes. Descobrir os gostos, tempo que ficam online, a frequência de acesso ao email e todas essas questões que demandam pesquisa da persona ideal.

Isso porque o intúito do email marketing é enviar as mensagens na hora certa e para as pessoas certas, sem ser excessivo ou muito ausente. Essa assertividade aumenta as formas de como captar clientes e vender mais.

Não monitorar os resultados

Todos os pontos abordados até o momento são importantes, no entanto, não podem acontecer sem um controle de resultados. Isso porque, mesmo seguindo cada passo planejado, toda estratégia de marketing depende de vários fatores.

Para saber o que funciona e o que mudar, é necessário acompanhar os resultados obtidos constantemente.

Dessa forma, acompanhando e registrando cada etapa da sua estratégia, é possível alterar algumas ações do planejamento e direcionar sua estratégia para captar mais clientes.

Como alavancar suas vendas utilizando email marketing

Utilizado em estratégias de marketing digital, o email marketing é uma forma direta de atingir o seu público-alvo.

Se por um lado o spam atinge um número grande de pessoas desavisadas, o email marketing se trata de informações enviadas à usuários que já tem interesse na sua empresa ou serviço, sendo um tipo de publicidade menos invasiva e mais atrativa que o spam.

Para que a estratégia funcione, alguns pontos exigem uma certa atenção, como: o envio de mensagens objetivas, a personalização do remetente, priorizar a qualidade da informação, se atentar a frequência dos disparos e monitorar os resultados.

Com essas dicas, além de uma estratégia de email marketing mais eficiente, é possível reduzir algumas falhas. Essa redução trará mais resultados para a sua empresa.

Com esses resultados aprimorados, além de melhorar as vendas e aumentar o lucro, sua empresa transmite credibilidade e afasta a possibilidade de propagar spams constantemente.

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