1. Aligator
  2. Blog
  3. Comportamento
  4. Entenda a importância da gestão de estoque para o seu negócio

Quarta, 18 de setembro de 2019

O principal objetivo da gestão de estoque é informar a quantidade de produtos disponíveis no estoque da loja. De modo geral, uma boa gestão pode ser a diferença entre lucro e prejuízo com o seu negócio, e por isso deve ser bem feita.

Essa tarefa básica é fundamental, no entanto muitas empresas de pequeno porte não conseguem realizar um controle de estoque eficiente, o que acaba se tornando um furo no estoque.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas para que você aprenda

a realizar uma gestão de estoque eficiente ao seu negócio. Confira!

Como a falta de gestão pode prejudicar seu negócio?

Pense da seguinte forma: você é um comerciante e trabalha com componentes de construção. Para saber se precisa encomendar mais gesso, areia, manta asfáltica, forro de PVC, telhados e etc, é importante ter esse controle dos itens.

Não controlar isso traz consequências negativas, como a falha na mensuração dos materiais de acordo com as suas necessidades. Isso atinge diretamente a produtividade dos funcionários e consequentemente afeta as vendas da empresa.

Para que isso não aconteça, o que entra ou sai deve ser devidamente controlado, assim como a criação de um inventário com todos os itens do estoque é indispensável. Essa é a melhor forma de controlar os giros das mercadorias no estoque.

Quais os principais objetivos da gestão de estoque?

nas empresas, o maior objetivo da gestão de estoque é a obtenção de pagamento dos fornecedores, de forma compatível ao recebimento dos seus clientes.

Isso pensando em movimentar o menor capital possível e mantendo um bom serviço aos consumidores que dependem dos seus produtos.

Para dar certo, todas as movimentações do estoque devem ser sistematizadas, com normas bem rígidas sobre a entrada e saída de todos os produtos. Essa área depende do controle físico do estoque.

Qual a Importância da gestão de estoque?

Manter um depósito com muitos itens não quer dizer que sua empresa terá sucesso nas vendas. A propósito, um estoque com produtos encostados por muito tempo é sinônimo de investimentos mal aproveitados.

A gestão do estoque é uma das soluções para alcançar o sucesso nos negócios. O seu objetivo é garantir que o estoque seja adequado a sua empresa. Pense em uma empresa que trabalha com vidros temperados, por exemplo!

Caso ela mantenha um total de 40 conjuntos de vidros necessários para a montagem de um box para banheiro sendo que a demanda dos instaladores e vendedores é de 20 ao mês, o produto parado é prejuízo pois é um investimento que não é gasto.

Como manter uma gestão de estoque de qualidade?

O fluxo de entrada e saída deve ser idêntico em um estoque, e essa ideia é defendida por muitos especialistas da área. Isso reforça o pensamento sobre os materiais parados trazerem prejuízos à empresa.

A questão é que, dependendo do ramo que a empresa atua, as demandas tendem a oscilar ao longo do ano, fazendo com que a empresa sempre precise ter uma margem de segurança parada no seu estoque.

Para esses casos é apenas uma questão de segurança, que para evitar perdas em oportunidades de negócio é comprada uma quantidade a mais.

Tenha uma gestão de estoque eficiente

Ao longo deste conteúdo falamos sobre a gestão de estoque e algumas formas de controlar os produtos em estoque da sua empresa de maneira eficiente. O que achou das informações?

Essas dicas são para que seu negócio possa crescer a cada dia mais, atrelado ao aumento da demanda da sua empresa.

Assim as coisas não fogem do controle e seu negócio consegue se expandir a cada dia, aumentando consequentemente os lucros e mantendo o seu negócio de maneira organizada no mercado competitivo.

voltar