1. Aligator
  2. Blog
  3. Sites
  4. Como corrigir links quebrados no seu site WordPress

Sexta, 06 de março de 2020

É preciso que fique claro que ter links quebrados em seu site WordPress é um péssimo negócio para os visitantes da sua plataforma assim como é péssimo para o SEO. Dito isso, é importante que tenha em mente a importância de corrigir links quebrados, uma vez que, com isso, seu site pode ser bem sucedido e qualificado.

Pense bem: você trabalha com pergolado de madeira com deck e desenvolveu um blog no WordPress para falar sobre o assunto. Dentro de um dos conteúdos elaborados você inseriu o link do seu site oficial de vendas. Se ele estiver quebrado, o usuário não conseguirá acessá-lo.

A verdade é que não existe frustração maior para um webmaster do que encontrar uma página dentro do seu site com o erro 404 (informação que remete a uma página que não existe). Por este motivo, saber utilizar a ferramenta de verificação de links quebrados e corrigi-los no WordPress é tão importante.

Bom, quando seu site conta com links quebrados, dificilmente um visitante retorna para ele. Em outras palavras: as pessoas começam a abandonar seu site. Para você ter uma ideia, se um novo visitante encontra seu site e, ao navegar e clicar em um link, não encontrar a página, as chances dele não voltar é de 80%.

De modo geral e seguindo o que as diretrizes elaboradas pelo Google dizem, é importante sempre verificar se todos os links levam o usuário a alguma pagina. Isso porque, links quebrados podem prejudicar no rankeamento SEO.

Pensando nisso, o artigo a seguir irá se aprofundar no assunto para trazer à você uma explicação sólida e bem definida sobre o porque os links quebrados prejudicam seu negócio. Além disso, abordaremos sobre métodos para corrigir esses links no seu site WordPress. Vamos nessa?

Links quebrados e o efeito nocivo às estratégias de SEO

A grande realidade é que os links quebrados prejudicam seu WordPress das mais variadas formas. Uma delas, por exemplo, é o efeito negativo sobre os visitantes da página. Pense bem: se a pessoa está clicando naquele link é porque ela deseja saber sobre o conteúdo, não é mesmo?

Logo, quando você envia o usuário para um página que não existe ao invés do que foi prometido, você acaba frustrando-o e, provavelmente a credibilidade do seu site possa ser questionada. Por exemplo: o usuário localizou um conteúdo interessante sobre envelope de segurança mas não conseguiu ter acesso. Ele possivelmente acabará frustrado. Por isso, é preciso corrigir os links quebrados em seu site.

Mas não pense que só os visitantes são quem sofrem com links quebrados, viu? Os famosos robôs da internet também enfrentam problemas. Principalmente aqueles que trabalham com mecanismos de pesquisas, como o Yahoo e o Google.

De modo geral, os links quebrados conseguem prejudicar seu negócio em um nível tão significativo que prejudica o rastreamento no Google. Ou seja, cada error 404 que é encontrado, é uma página que o Google poderia ter rastreado mas foi danificada.

Para corrigir os links use uma ferramenta de Auditoria SEO Baseada na Web

Existem muitos métodos para arrumar os links que estão danificados no seu WordPress. Uma dica, por exemplo, é utilizar uma ferramenta de auditoria SEO baseada na web.

Dentre as que existem em meio digital, as mais populares são Ahrefs e SEMrush. Tanto uma quanto a outra são ferramentas eficientes e muito poderosas de auditoria de sites nas quais você pode verificar automaticamente seu site WordPress para buscar erros.

Uma das formas de encontrar links quebrados é utilizar a ferramenta de auditoria de sites. É muito simples, viu? Apenas definir um novo projeto. A partir daí, basta inserir o endereço de seu site WordPress e esperar a análise. Dependendo do tamanho do seu site. A duração de todo o processo pode variar de 20 a 30 minutos.

Depois que a verificação for concluída, você consegue clicar na seção de relatórios e encontrar uma lista com todos os erros 404 encontrados em seu site WordPress. Bom, o mais legal é que você consegue visualizar todos os links quebrados e em quais páginas internas eles aparecem.

Localizado os links, é só iniciar o processo de atualização para novos, que possa funcionar e direcionar os usuários para os lugares corretos. Assim, se o usuário tiver interesse em um link que fale sobre como utilizar, com segurança uma lona de caminhão, ele conseguirá ter acesso.

Seja rápido e desative os plugins

A verdade é que alguns plugins podem gerar conflitos e acabar quebrando alguns links. A alternativa mais sensata, nesse caso, é optar por desativar os plugins do WordPress, um a um, e realizar uma redefinição do link permanente. De modo geral, você precisa apenas navegar até a seção de plugins e desative os que já foram instalados no seu site.

Feito isso, se dirija até as configurações e clique em links permanentes. Assim você pode redefinir as configurações. Não deixe de salvar nenhuma alteração, viu? Agora você já pode acessar a página. Faça isso com todos os plugins.

Para deixar o processo ainda mais rápido, o indicado é iniciar com os plugins que foram instalados ou atualizados mais recentemente. Quando localizado, remova e instale novamente.

É indicado localizar os links de saída

É importante que você tenha em mente que corrigir os links quebrados dentro do seu WordPress precisa ser sua prioridade número um. Até porque são eles que trazem um resultado positivo se relacionado com o SEO da página. Mas é importante ficar atento aos links de saída.

Por este motivo, quando você identifica um conteúdo com link quebrado nos sites de parceiros ou outras pessoas, isso pode decepcionar os usuários. Pense que os links de saída são importantes para manter a qualidade e a importância do SEO.

Então, trabalhe para inserir a URL do seu site WordPress em uma ferramenta específica conhecida como Ahrefs. Feito isso, vá até o relatório de “Links de saída” e clique em “Links quebrados”.

Isso te possibilita ver em qual página ou post do seu site WordPress se encontra o link que está dando problema para que você possa arrumar o quanto antes.

voltar