1. Aligator
  2. Blog
  3. Comportamento
  4. Tudo que você precisa saber sobre o trabalho home office

Terça, 28 de abril de 2020

O home office está crescendo cada vez mais. Para você ter uma ideia do seu avanço no Brasil, uma empresa original de Amsterdã chamada Spaces afirmou que 55% das pessoas no país fazem pelo menos um dia de home office por semana.

É por isso que ele também se tornou um dos maiores temas quando o assunto é trabalho do futuro.

Além disso, com a chegada da crise causada pelo novo coronavírus, também conhecido como COVID-19, muitas profissionais e empresas ao redor do mundo, com o intuito de evitar o alastramento da doença, aderiram ao novo modelo de trabalho.

Até mesmo as empresas do ramo industrial e prestadora de serviços, como as que realizam manutenção de chiller, por exemplo, já migraram grande parte dos seus processos gerenciais e estratégicos para o universo remoto.

Ok, já sabemos que o home office é um modelo muito popular. No entanto, ainda tem coisas que muitas pessoas não sabem a seu respeito.

E pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para esclarecer todos os pontos - e até mitos - sobre a verdade sobre o home office. Confira!

1- Home office não significa trabalho em casa

O primeiro mito sobre o home office é que muitas pessoas acreditam que ele apenas é um modelo praticado de casa.

Apesar da sua tradução literal significa “escritório em casa”, o modelo home office não é apenas realizado em casa. Isso, pois uma pessoa pode trabalhar no estilo home office em restaurantes, parques, academias, aeroportos, entre outros diversos lugares.

Isso não é apenas um fato, como muitas pessoas já praticam esse modelo fora de casa. E por isso ele também é chamado de “trabalho remoto” ou “trabalho a distância”.

2- É necessário uma boa quantia de disciplina

Outro fato do home office é que o trabalhador precisa de ainda mais disciplina para exercer as suas atividades, quando a distância.

Muitas pessoas acreditam que o este modelo de trabalho pode ser mais flexível, e como resultado, também exigir menos do profissional. No entanto, em alguns casos é muito pelo contrário.

Se você atua com o gerenciamento de vendas de cesta básica de alimentos, por exemplo, é necessário se manter a todo vapor durante a jornada de trabalho.

Caso você não tenha foco, a probabilidade de ser improdutivo é muito maior, visto que em ambientes como a casa há muito mais distrações.

3- Home office não é um modelo completo

Por fim, há muitas empresas que, mesmo se optarem pelo modelo de trabalho do home office, ainda não poderão atuar longe do seu espaço físico 100% do tempo.

Esse é o caso de empresas que prestam serviços, construtoras, escritórios de advocacia, indústrias que fabricam molde de injeção plástica, entre outros.

Em outras situações mais comuns, é importante que os colaboradores compararam a empresa para realizar uma reunião algumas vezes no mês.

4- É importante ter boas vestimentas no home office

Mesmo que muitos acreditem que trabalhar de pijamas, quando presente no home office, não atrapalha em sua rotina, a verdade é que esse hábito pode acabar refletindo na qualidade das suas tarefas.

Não ter uma vestimenta adequada também pode reduzir a credibilidade e a auto-estima de um colaborador, especialmente quando o mesmo se encontra em reuniões ou em assuntos mais sérios com a empresa.

Agora que você já conhece mais sobre os verdadeiros fatos e mitos sobre o home office, acredita que irá se identificar com esse modelo de trabalho? E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre a sua opinião sobre o tema.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

voltar