1. Aligator
  2. Blog
  3. Comportamento
  4. Como manter uma equipe motivada: 7 dicas para ter sucesso

Como manter uma equipe motivada: 7 dicas para ter sucesso

Quarta, 05 de agosto de 2020

Como manter uma equipe motivada é uma das principais dúvidas de líderes e gestores, não é mesmo? Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana de recursos humanos Right Management, a motivação pode aumentar o desempenho de uma equipe em até 50%. O estudo foi realizado em 2018 em mais de 15 países, incluindo o Brasil.

Diante dessa pesquisa, podemos ver que a produção e o desenvolvimento de uma empresa estão diretamente relacionados com a colaboração de cada funcionário. Uma equipe é composta por diferentes competências e a união de todas ela fornece resultados positivos para o grupo.

Entretanto, para que esses resultados sejam alcançados, é fundamental que o líder ou gestor saiba como manter uma equipe motivada. A motivação contribui para que os trabalhos sejam desenvolvidos com disposição, dedicação e vontade. Além disso, funcionários motivados contagiam os outros integrantes da equipe.

Quer saber como manter uma equipe motivada principalmente em tempos de crise? Então leia o nosso artigo e conheça 7 dicas para manter sua equipe motivada e comprometida.

Conheça 7 dicas infalíveis para manter uma equipe motivada

Como você já deve saber, manter a equipe motivada é o maior desafio dos gestores brasileiros. Então, como conseguir que essa motivação cresça, seja mantida e potencializada? Confira abaixo algumas dicas para conquistar o engajamento da equipe no dia a dia da sua empresa. Vamos começar?

Tenha um propósito bem definido

A alienação se refere a tudo que é produzido, mas não é compreendido. Dessa forma, o propósito tem o papel de combater a alienação. Uma empresa com um propósito ou objetivo bem definido faz com que a equipe entenda qual é o seu papel na empresa e qual é o objetivo da empresa perante a sociedade.

Quando a equipe entende que há um propósito, o funcionário desenvolve suas funções com mais foco e produtividade.

Desenvolva um bom relacionamento com sua equipe

Desentendimentos com líderes é um dos principais motivos de uma equipe desmotivada. Ter uma equipe desmotivada com certeza não é o que as empresas querem. De forma geral, os funcionários precisam de inspiração, por isso, manter um bom relacionamento com a sua equipe é mais uma forma para manter a equipe motivada.

Pratique a valorização e o feedback

Reconhecer um colaborador pelo seu desempenho faz com que sua equipe se sinta mais engajada e motivada. Sendo assim, para aumentar a motivação do seu time elogie sempre que alguma tarefa for bem desenvolvida e crie um sistema de feedback periódico para que realmente haja mais eficiência.

Essa é uma das melhores ferramentas no relacionamento entre líder e colaborador e é fundamental para que o desenvolvimento da equipe esteja alinhado aos propósitos da empresa.

Promova palestras para sua equipe
Poucas pessoas sabem o poder de uma palestra motivacional. Elas são ideais para unir a equipe e motivá-los. Contrate um profissional do ramo, ou mesmo um especialista em palestras para dar a energia que a equipe precisa para seguir em frente.

Ofereça planos de carreira, salários e premiações

Mais uma dica que ajuda a manter uma equipe motivada é a preocupação com a satisfação profissional dos colaboradores. Apesar de o salário pesar muito, ter um plano de carreira, além de oferecer incentivos como forma de reconhecimento pelo desempenho, é um recurso muito útil para motivar sua equipe.

Flexibilidade e humanização

Saber que o colaborador possui uma vida com inúmeros desafios fora do trabalho é o primeiro passo para criar um relacionamento humanizado entre a empresa e o funcionário.

Por isso, procure adotar uma política flexível, isso mostra a preocupação da empresa com a vida do colaborador, ajudando também a desenvolver um relacionamento de confiança e comprometimento por parte do colaborador, que sabe que pode contar com a empresa.

Busque soluções em conjunto

O líder deve participar dos projetos com a equipe e assim garantir que os objetivos individuais e as metas globais estipuladas pela empresa sejam alcançadas. Essa busca por soluções em conjunto é essencial para que o bom relacionamento entre equipe e gestor. O fortalecimento dessa busca em conjunto é mais uma forma para ter uma equipe motivada.

Agora que você conheceu nossas dicas de como manter uma equipe motivada, viu como a liderança está ligada diretamente ao relacionamento de líderes e colaboradores? Dessa forma, ficou claro como esse relacionamento é importante para o desenvolvimento da empresa.

Portanto, para que sua empresa alcance bons resultados e atinja seus objetivos, é necessário dedicar tempo e atenção a isso, para assim manter equipe e líderes motivados.

Se você gostou deste conteúdo sobre como manter uma equipe motivada, deixe o seu comentário!

voltar

Comentários