1. Aligator
  2. Blog
  3. Marketing
  4. 4 benefícios do planejamento estratégico

Quarta, 09 de setembro de 2020

Toda empresa, que deseja alcançar bons resultados e crescer de forma sustentável, precisa contar com um bom planejamento estratégico. Afinal, trata-se de uma ferramenta que visa analisar a situação atual de um negócio e definir e direcionar recursos.

Por isso, podemos afirmar, com segurança, que o planejamento estratégico deve - e pode - fazer parte da rotina das empresas, a fim de direcioná-las de forma assertiva e fazer com que a organização tenha vantagens competitivas e consiga se destacar no mercado.

No entanto, o planejamento estratégico também reúne algumas desvantagens, bem como processos mais complexos, alto custo para pequenas e médias empresas e baixa taxa de implementação bem sucedida. Mas, afinal, quais são seus benefícios?

Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Nele, você verá quais são os 4 principais benefícios do planejamento estratégico e como ele pode ser útil para o seu negócio. Continue lendo e confira!

1. Organização mais proativa

O planejamento estratégico ajuda a sua companhia a ser mais proativa em vez de reativa em relação a ações e diversas situações presentes no dia a dia.

Em resumo, esse modelo de planejamento faz com que as organizações prevejam seu futuro e se preparem de forma adequada. Com isso, os negócios podem antecipar acontecimentos desfavoráveis e solucioná-los.

Ou seja, as empresas podem acompanhar o dinamismo do mercado e suas principais tendências, mantendo-se sempre um passo á frente da concorrência. Isso vale para qualquer nicho, como empresa de tratamento de água.

2. Direção

Outro ponto característico do planejamento estratégico é o senso de direção. Em outras palavras, ele contribui com o desenvolvimento dos caminhos que uma empresa deve trilhar.

Além disso, esse documento ajuda a estabelecer metas e objetivos mais realistas, além de engajar os colaboradores na missão, visão e objetivos do negócio. O planejamento oferece uma base necessária para que a organização possa:

●Crescer;

●Avaliar seu sucesso;

●Beneficiar os funcionários;

●Tomar decisões assertivas e eficientes;

●Implementar ferramentas inovadoras, como sistema de combate a incêndio;

●Entre outros.

3. Maior eficiência operacional

É quase impossível falar sobre os benefícios do planejamento estratégico e não mencionar o aumento da eficiência operacional. Afinal, estamos falando de uma ferramenta que tem como objetivo melhorar processos e automatizar rotinas.

Dessa forma, um planejamento estratégico bem elaborado permite a construção de uma espécie de roteiro para alinhar as atividades operacionais da organização, a fim de atingir metas e objetivos direcionados.

Com isso, ele orienta as reuniões administrativas e a tomada de decisões na elaboração de requisitos e recursos para atingir as metas atingidas - aumentando assim, a eficiência das atividades. Isso em qualquer nicho, como empresas de ímã de ferrite.

4. Aumento da durabilidade

Por último, e não menos importante, o planejamento estratégico também contribui com a durabilidade dos negócios. Isso porque muitas empresas acabam fechando as portas por não terem de preparado de forma estratégica.

É comum observar, inclusive, um negócio crescer de forma avassaladora em um ano e depois mergulhar em dívidas no ano seguinte.

Por isso, é preciso ter uma boa visão de negócios e um planejamento estratégico que possa direcioná-lo da melhor maneira possível.

Gostou do nosso post sobre os benefícios do planejamento estratégico? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

voltar